PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Raquel Pinto Correia IASBE
  • Poliana Fragatti Cristovam IAP
  • Gisele Tosi de Santa Clara
  • Gisele Tosi de Santa Clara IASBE

Palavras-chave:

Leitura - Ensino Médio, Leitura - Adolescentes, Biblioteca escolar - Estudo de interagentes

Resumo

Mapeia as preferências de leitura dos estudantes do Ensino Médio de uma rede confessional no Paraná. Apresenta uma análise das características da adolescência e como o adolescente da Geração Z está se comportando quanto ao uso dos recursos digitais em relação a leitura. A pesquisa realizada é quantitativa e coletou a opinião de um grupo de 350 estudantes. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário feito no formulário do Google, onde os alunos puderam responder online. Dos resultados foi possível traçar o seguinte perfil destes estudantes: tem a idade de 15 anos, em plena adolescência, ainda preferem ler no suporte impresso, sendo os livros os mais indicados e leem de 1 ou 2 livros por bimestre. No ambiente digital leem livros no formato PDF, tendo como preferência a leitura de romances e séries e 51% deles possui aplicativos de leitura nos dispositivos móveis. Ainda foi possível constatar que os estudantes veem a leitura em suportes digitais como um meio de aumentar a cultura e melhorar as notas. Com este perfil o bibliotecário pode planejar novas atividades que envolvam estes adolescentes e incentive o hábito da leitura.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.