EDUCAR PELA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Raquel Pinto Correia IASBE
  • Alex Amilton Costa Retamero IASBE
  • Fabiana Paulino Alexandre Retamero IASBE
  • Jeferson Elias de Souza UNASP
  • Gildene do Ouro Lopes Silva UNASP-EC

Palavras-chave:

Educar pela pesquisa. Formando pesquisadores. Escola Básica

Resumo

Este trabalho é o relato de uma experiência vivido na educação básica, em todas as suas etapas, cujo objetivo é descrever a vivência didática de um projeto a partir da perspectiva do educar pela pesquisa, visando compartilhar um percurso metodológico facilitador dessa experiência. A pesquisa na educação básica é compreendida neste relato como inerente ao ato educativo próprio da escola, no contexto do exercício da cidadania, revisando o papel docente e discente no processo ensino e aprendizagem. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, pois nessa abordagem a preocupação com o processo é maior do que a preocupação com o produto, o que permite explicar o dinamismo interno das situações. O cenário desse relato de experiência foram dez unidades escolares, situadas na área central do Estado do Paraná (Curitiba, Araucária, Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba e Guarapuava), de uma rede de ensino privada, com aproximadamente 5.600 alunos. Todas as unidades estão ligadas a uma mesma mantenedora. Os sujeitos da pesquisa foram a equipe pedagógica, os professores e os alunos dessas dez unidades escolares. Os resultados apontaram a pesquisa como alternativa metodológica, que pode enriquecer as práticas pedagógicas na educação básica, apresentando-se como uma alternativa metodológica para a prática docente, o que tornar os professores e seus alunos sujeitos ativos no processo da construção do conhecimento, produtores associados.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.