ALUNO, QUAL SUA FONTE DE INFORMAÇÃO PARA ESTUDO?

Autores

  • Cassia Cordeiro Furtado UFMA
  • Edilson Thialison Reis UFMA
  • Anne Ramayhara Mendes Gomes UFMA
  • Silvestre Matos Carvalho ufma

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Dispositivo móvel. Mobile learning. Introdução

Resumo

Com o aumento da disponibilização e o aprimoramento da tecnologia, o acesso da informação por meio digital tornou-se habitual. E com esse avanço a utilização dos dispositivos móveis faz progressivamente parte da vida das pessoas que a utilizam como forma lúdica, de aprendizado ou apenas para satisfazer suas necessidades e desejos informacionais. Com esse intuito a pesquisa se propôs a identificar a utilização dos dispositivos móveis pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola Municipal de São Luís/MA, com o objetivo de conhecer os conteúdos acedidos e partilhados e seu uso como recurso lúdico e/ou para aprendizado. A pesquisa possui características qualitativa e quantitativa, mesclada à pesquisa bibliográfica e de campo. Os primeiros resultados encontrados nesta etapa identificaram que o smartphone é o gadget de maior destaque no panorama educacional atual. Dessa forma, recomenda-se que a biblioteca escolar use o mobile learning, como um caminho alternativo para aquisição de informação, em conjunto com o acervo tradicional, seus serviços e atividades, sob o risco de ser renegada em favor de outras fontes.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.