O BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA “PESQUISA BIBLIOGRÁFICA APLICADA À SAÚDE E GERENCIAMENTO DE REFERÊNCIAS”

Autores

  • Gizele da Rocha Ribeiro Fiocruz
  • Simone Faury Dib Fiocruz
  • Vania Guerra da Silva Fiocruz/ICICT
  • Aldair Farias Diniz ICICT/FIOCRUZ

Palavras-chave:

bibliotecário, oferta de disciplina, educação continuada, aprendizagem, bases de dados, gerenciador de referencias, pesquisa em saúde

Resumo

Este trabalho apresenta as etapas de concepção, implementação e avaliação da disciplina “Pesquisa bibliográfica aplicada à saúde e gerenciamento de referências” do curso de inverno da Ensp, mostrando sua evolução no período de 2014 a 2017, com destaque para os resultados das avaliações dos alunos em relação ao total de participantes, a duração do curso, a didática na apresentação, o conteúdo apresentado, o material didático utilizado, evidenciando os pontos fortes e oportunidades para melhoria . Constata-se que a atuação do bibliotecário na idealização e na implementação de cursos desta natureza é fundamental. Para isso, é condição sine qua non que este profissional se aperfeiçoe e renove seus conhecimentos constantemente, investindo não somente na parte técnica da biblioteconomia, mas também em áreas do conhecimento correlatas. Além disso, deve ampliar suas habilidades, sendo proativo, dinâmico, flexível, capaz de estabelecer parcerias profícuas e atuar de forma efetiva como mediador no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)