O ACESSO À INFORMAÇÃO E ASSIMETRIAS INFORMACIONAIS NO BRASIL: UM ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Fernanda Gabrielli de Castro USP
  • Deise Maria Antonio Sabbag USP
  • Paulo Rogério Gonçalves Dantas USP

Palavras-chave:

Acesso à informação. TIC’s. Ciência da Informação.

Resumo

O presente trabalho busca identificar e estudar o acesso à informação – parte integrante do direito à liberdade de expressão, à luz da alfabetização midiática e informacional brasileira tendo como norteador o mapeamento de acesso à infraestrutura TIC\'s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nos domicílios urbanos e rurais do país e as formas de uso destas tecnologias pelos indivíduos. O método empregado para o desenvolvido do trabalho é o método comparativo sendo definida como pesquisa descritiva com procedimentos técnicos teóricos-bibliográficos. Trata-se de uma pesquisa que procura contribuir de alguma forma com a discussão do assunto em foco, através do conhecimento da realidade brasileira e analisar o impacto destas tecnologias no contexto do país como forma de reduzir as desigualdades, objetivando identificar as possíveis distorções e/ou assimetrias desse processo. Elabora um quadro informacional acerca da alfabetização midiática e o cenário brasileiro de indicadores de acesso e uso de TIC\'s com o apontamento das assimetrias informacionais brasileiras. As bibliotecas e as demais unidades de informação, assim como os profissionais desses meios são instrumentos de fundamental importância para minimizar essas assimetrias informacionais, favorecendo na construção de uma sociedade que seja capaz de exercer princípios éticos, igualitários e que de fato ofereça a equidade no acesso à informação.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)