IMPACTO DA PÓS-VERDADE EM FONTES DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE

Autores

  • Leila Morás Silva UFRGS
  • Bruno Fortes Luce UFRGS
  • Rubens da Costa Silva Filho UFRGS

Palavras-chave:

Pós-verdade. Mídias sociais. Informação em saúde.

Resumo

A expansão do acesso à informação através da popularização do uso Internet, principalmente nos últimos 10 anos dentro do contexto brasileiro conforme dados apurados pelo Comitê Gestor da Internet Brasil (CGI.br), proporcionou um salto na produção de conteúdos publicados na Web. O termo pós-verdade (post-truth), um fenômeno recente, escolhido pelo Dicionário Oxford, em 2016, como a palavra inglesa que mais se destacou durante o ano, com seu uso aumentando 2.000% no período. Com o tamanho do problema na disseminação de informações falsas, não-checadas, boatos, calúnias, difamações, entre outros, as mídias sociais, principalmente no Facebook, Twitter e WhatsApp, têm um vasto alcance e penetração no usuário comum da Internet. Pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, em que os pesquisadores optaram para o estudo utilizar um procedimento de pesquisa bibliográfica como o mais adequado para reunir critérios para avaliação de fontes de informação em saúde. Alguns dos critérios em comum que foram citados como importantes em trabalhos anteriores: autoridade, confiabilidade do autor, cobertura, imparcialidade dos dados, propósito, organização, suporte, design, navegabilidade, acessibilidade, interatividade, links, atualidade, advertências. A produção de informações em suporte digital cresce de maneira constante e compartilhada, sem controle e sem critérios. O estudo demonstrou que alguns pontos importantes devem ser essenciais na análise de conteúdos em ambientes da Web. Neste trabalho foi possível reunir critérios de qualidade comuns em diferentes pesquisas, em que a maioria dos autores converge para mesmos critérios de análise.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)