DESAFIOS DA BIBLIOTECA DIANTE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
Palavras-chave:
Formação de leitores. Conhecimento. Redes sociais.Resumo
Este trabalho procura refletir os impactos das comunicações convergentes na formação do leitor. Para se ter biblioteca que proporcione ao usuário não apenas conforto, mas informação utilitária para sua vida, para seus estudos é necessária a construção da formação deste leitor crítico, dinâmico, que consegue decifrar as informações manipuladas por veículos de comunicação. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica e utilizou o Portal de Periódicos da Capes para ter acesso aos artigos nos campos da biblioteconomia e ciências sociais. Utilizamos também como consulta os autores, Buckland (1991) sobre o conceito de informação, Burke (2012) sobre a sociologia do conhecimento e para debater as questões sociais do mundo virtual, o sociólogo Bauman (1999). Nosso campo de investigação é sobre a formação de leitores no ambiente das bibliotecas brasileiras. Oferecer informação, pesquisa bibliográfica, não forma um cidadão leitor. Não basta mais disponibilizar informação, se faz necessário capacitar o usuário a buscar de forma autônoma a informação em sites confiáveis. Essa oferta é pertinente, porém é preciso ir além da coisificação da informação. Considerando que a leitura é primordial para a competência informacional, a biblioteca com o auxílio dos profissionais que atuam no ambiente, pode proporcionar ações educativas que promovam uma aprendizagem colaborativa.Downloads
Edição
Seção
Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)