BIBLIOTECAS E PESSOAS: INTERLIGAÇÕES POSITIVAS NA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Autores

  • Luiza Baptista Melo LIS
  • Tatiana Sanches IE, Ulisboa
  • Gaspar Manuel de Matos FPIEUL

Palavras-chave:

Bibliotecas académicas, Atendimento, Indicadores de impacto, ISO16439

Resumo

O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas tem vindo a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)