A INSERÇÃO DA ETNIA NEGRA NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA A PARTIR DAS AÇÕES AFIRMATIVAS

Autores

  • Vera Lucia Rodrigues Barbosa UFSC
  • Marisa Bräscher Basilio Medeiros UFSC
  • Marli Dias de Souza Pinto UFSC
  • Priscila Machado Borges Sena UFSC

Palavras-chave:

Ações afirmativas. Curso de Biblioteconomia. Identidade Negra.

Resumo

Apresenta-se neste artigo a inserção da etnia negra no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir da adoção de cotas nas Universidades Brasileiras. A pesquisa é caracterizada como exploratória e qualitativa. Os dados foram coletados por meio do Sistema de Controle Acadêmico de Graduação – CAGR, elaborado pela Superintendência da Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação da UFSC (SETIC). Verificou–se o aumento de 7,7% da inserção da etnia negra no curso, no entanto essa porcentagem ainda não é significativa. Dessa forma, o resultado da pesquisa realizada proporciona uma provocação quanto a relevância das ações afirmativas nas Universidades Brasileiras bem como no Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC. ODS: 10 Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Downloads

Edição

Seção

Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)