A ECONOMIA DO LIVRO NO BRASIL: PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Palavras-chave:
Produção sustentável – Livro. Consumo sustentável – Livro. Mercado editorial – Análise microeconômica. Preservação – Meio ambiente.Resumo
O presente artigo tem a seguinte problemática: A produção e o consumo de livros no Brasil são realizados pensando na sustentabilidade?. Aborda sobre a produção e o consumo do livro no Brasil verificando os benefícios advindos com a adoção de um modelo de produção e de consumo sustentáveis. Estuda o mercado brasileiro do livro, investigando alguns aspectos importantes, objetivando: mostrar como ocorreu o surgimento e evolução do suporte informacional ao longo do tempo, analisar o mercado editorial utilizando a teoria microeconômica e verificar se existe sustentabilidade no processo de produção e consumo do livro. Realiza a diferenciação entre consumo produtivo e consumo individual sob a concepção marxista. Faz uma revisão de literatura acerca da história do livro a fim de compreender como ocorreu seu surgimento e evolução até chegar aos modernos suportes informacionais. Analisa o mercado editorial sob uma concepção microeconômica. Constata que o mercado editorial é um mercado perfeitamente competitivo. Explicita que é essencial produzir e consumir pensando na questão da preservação do meio ambiente. Ratifica que já existe uma preocupação governamental em produzir e consumir de forma sustentável, pois em 2011 o Ministério do Meio Ambiente (MMA) por meio do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentáveis (CGPCS) formulou o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Conclui que o mercado editorial e os consumidores de livros estão gradativamente se adequando a este novo modo de produção e de consumo sustentáveis proposto pelo PPCS.Downloads
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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)