PROJETO CÁPSULA DO TEMPO: BIBLIOTECA ESCOLAR COMO LUGAR DE CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA

Autores

  • Ana Carolina Cardoso CP2
  • Cristiane Lopes Carvalho da Silva CPII
  • Nayara Peluffo Nascimento UFF
  • Vinícius Ribeiro Soares dos Santos CP2

Palavras-chave:

Colégio Pedro II. Biblioteca escolar. Memória. Identidade. Cidadania.

Resumo

Relata a experiência do Projeto Cápsula do Tempo, realizado pela biblioteca do campus Niterói do Colégio Pedro II no momento em que a Instituição comemora 180 anos de sua fundação. São apresentadas as ideias de biblioteca escolar como um espaço de estudo e construção do conhecimento, que coopera com a dinâmica da escola, desperta o interesse intelectual, favorece o enriquecimento cultural e incentiva a formação do hábito de leitura. Reflete sobre a função educativa e cultural da biblioteca, que trabalha auxiliando o processo de ensino-aprendizagem como instrumento integrado a escola, como local de guarda e disseminação de memória e mostra que a biblioteca também possibilita a construção da mesma. O Projeto Cápsula do Tempo tem a intenção de fazer com que a comunidade escolar, em especial os alunos do campus, conheçam a história do colégio e possam se identificar como pertencentes a esse meio. Para isto a proposta inclui uma visita ao primeiro campus da Instituição centenária, encontros com os participantes para discutir a questão da memória, identidade, cidadania e a apresentação do livro “Cápsula do Tempo”. O livro convida toda a comunidade escolar a registrar sua memória individual e coletiva, além de incentivar a preservação de sua vivência no decorrer de sua passagem no Colégio Pedro II. Assim, a biblioteca é vista não apenas como uma guardiã de memórias, mas também como produtora das mesmas.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 11: IX Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.