Inovação em serviços e produtos de informação para a sustentabilidade das bibliotecas das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras: de Gutenberg às redes virtuais.
Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias. Serviços de informação. Produtos de informação. Inovação. Sustentabilidade.Resumo
Este estudo trata da inovação de produtos e serviços de informação como fator primordial para a sustentabilidade das bibliotecas universitárias como fontes de informação de qualidade. Os objetivos estabelecidos buscam conhecer a atual oferta de produtos e serviços de informação nessas unidades de informação, e identificar tendências futuras de inovação na área de serviços. Utilizou-se o método descritivo com abordagem qualitativa. A amostra contempla cinco Sistemas Integrados de Bibliotecas (SIBi) de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sendo um de cada região federativa - (UFPA, UFBA, UnB, UFRJ e UFRGS) -, com o intuito de apresentar um panorama nacional. A seleção ocorreu por meio da análise de dois conceituados rankings internacionais de universidades: The Academic Ranking of World Universities e The Ranking Web of Universities. Foi aplicado o pré-teste na biblioteca da Universidade Federal de Alagoas. Realizaram-se entrevistas presenciais com os Gestores dos SIBi da amostra. Utilizou-se a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam a atual oferta de produtos e serviços de informação pelas bibliotecas da amostra. Além disso, foi possível identificar as ações que estão sendo desenvolvidas na área de serviços, e as tendências nessas bibliotecas. A conclusão aponta para a necessidade de inovação no âmbito dos serviços e produtos de informação para a sustentabilidade dessas bibliotecas.Downloads
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Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Trabalho científico