Desvendando os mistérios da pesquisa escolar contados em quadrinhos: e a saga continua

Autores

  • Valéria dos Santos Gouveia Martins UNICAMP
  • João Vilhete Viegas d'Abreu NIED/UNICAMP
  • Danielle Dantas de Sousa Unicamp
  • Deise Tallarico Pupo UNICAMP
  • Tereza Cristina Oliveira Nonatto de Carvalho UNICAMP

Palavras-chave:

Pesquisa escolar. Fontes de informação. Uso da Internet. Incentivo a leitura.

Resumo

No contexto das práticas sociais, a informação é um elemento de fundamental importância, pois é por meio do intercâmbio informacional que os homens se comunicam e tomam conhecimento de seus direitos e deveres e, a partir deste momento, tomam decisões sobre suas vidas, seja de forma individual ou coletiva. A construção da cidadania passa necessariamente pela questão do acesso e uso da informação, pois tanto a conquista de direitos políticos, civis e sociais, como a implementação dos deveres do cidadão, dependem fundamentalmente do livre acesso à informação. Neste contexto temos as bibliotecas que colaboram com este acesso, difundindo o conhecimento, que é o recurso-chave para o desenvolvimento de qualquer nação. Este projeto tem como objetivo, desmistificar o processo da pesquisa escolar, utilizando como recurso pedagógico a construção de histórias em quadrinhos (HQ’s). Produção de histórias, contextualizadas no mistério e na ficção da pesquisa escolar, ampliando os seus caminhos.

Downloads

Edição

Seção

Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Pôster