Proposta de Um modelo para formação de discentes em pesquisas cientificas .

Autores

  • Sonia Mara Saldanha Bach UFPR
  • Janete Saldanha Bach Estevao UFPR

Palavras-chave:

Competência informacional . Formação de usuários.

Resumo

Mediante as exigências da atual conjuntura mundial, impulsionadas pela globalização econômica e pelo desenvolvimento das novas tecnologias de informação, somos conduzidos também ao desenvolvimento das profissões, em particular a biblioteconomia. Este trabalho aborda o aspecto da formação dos estudantes em pesquisa cientifica através das bibliotecas universitárias. Esse novo olhar destaca a necessidade das competências informacionais que contribuem para a autonomia e independência dos usuários das bibliotecas universitárias no processo da pesquisa e utilização da informação. Para atender essas necessidades, é necessário que se promovam programas de formação para as ferramentas de busca e na recuperação da informação. O conteúdo desses cursos excede muito da pesquisa bibliográfica em um catálogo de fichas. Atualmente, a pesquisa estende-se ao infinito das informações disponíveis na internet. É essencial que os bibliotecários possam desempenhar este novo papel em um campo altamente especializado, visando capacitar os estudantes para selecionar rapidamente informações específicas, cientificas e de qualidade. As soluções propostas foram direcionadas à Biblioteca de Ciências da Saúde, Sede Botânico da Universidade Federal do Paraná, Brasil, após um estudo realizado no trabalho da equipe de formação da Bibliothèque Marie Curie du SCD Doc'Insa de l’insa de Lyon. Porém, pode ser adaptado para quaisquer Instituições que visem capacitar seus pesquisadores, professores e estudantes.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico