Comportamento informacional: um estudo do acesso, da busca e do uso da informação pelos usuários com deficiência auditiva

Autores

  • Linete Bartalo UEL
  • Thais Batista Zaninelli UEL

Palavras-chave:

Comportamento informacional. Usuários da informação surdos. Unidades de informação - surdos.

Resumo

A análise do comportamento informacional de usuários surdos foi o principal objetivo deste estudo. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa cujos objetivos específicos foram: (1) identificar como essa classe de usuários reconhece suas necessidades informacionais, (2) identificar as fontes de informações utilizadas, (3) analisar os procedimentos para busca da informação e (4) de que forma essas informações são utilizadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com 14 questões que contemplam os objetivos propostos. O questionário foi administrado em 22 particiantes, todos eles surdos, de uma escola para surdos. Os resultados indicam que, se por um lado, para os alunos a deficiência auditiva dificulta algumas atividades, por outro lado, o trabalho do profissional bibliotecário pode minimizar tais dificuldades por intermédio do atendimento especializado aos usuários portadores de deficiência auditiva. O estudo mostrou que a maioria dos participantes identifica em si necessidade de informação, dentro da sala de aula, no momento em que o professor está explicando algum conteúdo, sendo que nem sempre essa identificação apresenta-se claramente. A fonte de informação mais utilizada é a Internet e os documentos disponilizados na biblioteca da escola. Para buscar a informação, a maioria dos usuários pede ajuda ao auxiliar de biblioteca e, além de materiais educacionais, eles procuram informações sobre curiosidades, redes sociais e notícias. A maioria dos participantes reúne e compara as informações coletadas/recuperadas para utilizá-las.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico