A Biblioteca universitária e seu papel no desenvolvimento da competência informacional do docente: desafios e novos horizontes

Autores

  • Thelma Marylanda Silva de Melo UECE
  • Francisco Welton Silva Rios UECE
  • Giordana Nascimento de Freitas UECE

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Competência informacional. Docente. Serviço de referência.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória desenvolvida na Universidade Estadual do Ceará, realizada com professores, tendo como objetivo verificar os níveis de competência informacional destes profissionais quanto ao uso dos serviços informacionais disponibilizados pela Biblioteca Central Professor Antônio Martins Filho. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa que utilizou como técnica de coleta de dados os questionários semiestruturados. Considera-se, a partir da análise e interpretação dos dados, que a biblioteca central possui o intuito de colaborar para o desenvolvimento de competências em informação. Todavia, convém salientar que as práticas advindas desse objetivo devem ser reestruturadas de forma a estimular efetivamente os professores a conhecer e utilizar os programas de capacitação no uso dos recursos informacionais oferecidos por essa unidade de informação. E, mais especificamente, pelo setor de referência.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico