A dificuldade da produção textual dos alunos de graduação do Curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Suzete Moeda Mattos UNIRIO

Palavras-chave:

Produção textual. Formação profissional.

Resumo

Este estudo pretende investigar, descrever e analisar a dificuldade de produção textual dos alunos do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é apontar caminhos que levem a um entendimento maior do problema e a um provável modelo de solução. Como fundamentação teórica foram utilizadas além de uma base histórico-política da formação das universidades brasileiras algumas concepções da Psicanálise segundo Freud, para investigar o lugar do desejo dentro da sala de aula, a Filosofia da Educação pensada por Paulo Freire, Moacyr Gadotti e Martin Buber e o estudo da Linguística desenvolvido por Carlos Vogt e Ingedore Koch. Como metodologia, optou-se pela observação direta buscando levantar fatores que possam facilitar a compreensão do problema. As análises serão feitas segundo a base teórica dos fundamentos da teoria dos conjuntos Fuzzy e o princípio de Pareto.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Relato de Experiência