Avaliação qualitativa - sociocognitiva do processo de gestão de linguagens documentárias de bibliotecas universitárias

Autores

  • Anderson das Neves Moreira UFSCar
  • Vera Regina Casari Boccato UFSCar

Palavras-chave:

Sistema de gestão de linguagens documentárias – Avaliação. Catálogo on-line. Bibliotecas universitárias. Metodologia qualitativa - sociocognitiva

Resumo

Avaliou-se o processo de gestão de linguagens documentárias em catálogos on-line, com enfoque na sistematização das atividades de manutenção e atualização dessas linguagens, no contexto sociocognitivo dos bibliotecários indexadores e dos usuários de bibliotecas universitárias. O universo de pesquisa é o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo, Brasil, tendo como o objeto de estudo empírico o SIBIX 653 v4.3 - Sistema de Sugestões do Vocabulário Controlado do SIBi/USP, linguagem de indexação e recuperação da informação do catálogo on-line DEDALUS. A metodologia qualitativa com abordagem sociocognitiva é composta por duas etapas: 1) aplicação de questionário de diagnóstico situacional com o bibliotecário dirigente da biblioteca do ICMC-USP; 2) aplicação da técnica de coleta de dados do protocolo verbal em grupo com o bibliotecário dirigente, bibliotecário indexador, bibliotecário de referência, usuário pesquisador e um usuário discente de graduação e um de pós-graduação. Os resultados, a partir das análises dos dados coletados pelas aplicações do questionário e do protocolo verbal demonstraram, principalmente, que o usuário não participa do processo de atualização do Vocabulário Controlado do SIBi/USP. Conclui-se ser fundamental a participação conjunta de bibliotecários e usuários no processo de gestão e atualização de linguagens documentárias, pois as áreas científicas especialistas vêm criando e modificando termos diante do dinamismo que a ciência possui.

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Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico