Programa de educação de usuários da EESC-USP: experiência com os alunos ingressos na graduação

Autores

  • Flávia Helena Cassin EESC-USP
  • Rosana Alvarez Paschoalino EESC-USP
  • Luiza de Menezes Romanetto USP e UFSCar

Palavras-chave:

Educação de usuário. Graduação. Biblioteca Universitária.

Resumo

Este trabalho relata a aplicação do Programa de Educação de Usuários (PEU), consolidado no Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (SVBIBL/EESC/USP), desde 1998. Aborda especialmente as atividades direcionadas para os alunos ingressos de graduação em Engenharia e Arquitetura, parte deles, recém-chegados do Ensino médio onde a Biblioteca é colocada à margem das prioridades. Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos ao ingressar no ensino superior, tendo com principal mudança os conteúdos e as fontes bibliográficas abordadas. Foram promovidas palestras sobre os serviços tidos como fundamentais no auxílio das atividades acadêmicas para essa categoria de usuários. Além disso, foram apresentados os demais serviços, estrutura e as normas de funcionamento da Biblioteca. Adicionalmente, a fim de verificar a expectativa dos alunos, em seu primeiro contato com a Biblioteca e diante de seus comportamentos e expectativas informacionais, realizou-se a aplicação de um questionário a 412 alunos ingressos no ano de 2012. As respostas indicam as demandas e preferências dos alunos ingressos. A construção do Programa baseia-se essencialmente em palestras instrutivas e se estabeleceu um novo canal para captação de iniciativas que possam resgatar a relevância da Biblioteca no contexto Universitário.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Relato de Experiência