Grau de satisfação do usuário da Base Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP) quanto a sua interface, utilização e atendimento de suas necessidades informacionais

Autores

  • Sandra Helena Schiavon PUCPR
  • Simone da Silva Conceição da Silva Conceição UNIDAVI
  • Teresinha Teterycz PUCPR

Palavras-chave:

Banco de dados. Satisfação. Serviços de informação. Periódicos – Indexação.

Resumo

O presente artigo visa identificar a utilização e o grau de satisfação do usuário da base de Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP) da Rede Pergamum. Foram enviados 100 questionários por e-mail para as Instituições cooperantes da ICAP e para os usuários que utilizaram os artigos indexados na ICAP, destes retornaram apenas 25. Verificou-se que os usuários que mais utilizam a ICAP, são alunos de graduação, em seguida vem os alunos de pós-graduação e mestrado. Que 40% dos usuários utilizam o ICAP mensalmente e os artigos mais procurados são da área de Ciências Humanas. Quanto a interface de pesquisa 100% dos usuários consideram amigável. Para 90% dos usuários as suas necessidades informacionais são atendidas com a consulta aos artigos e 80% responderam que só os resumos dos artigos já respondem aos seus primeiros questionamentos. 30% dos usuários já utilizaram o formulário on-line de pedidos para os artigos que ainda não estão disponíveis em formato on-line e que estes artigos chegaram em tempo hábil e 60% responderam que utilizaram somente os artigos que estão disponíveis on-line. E finalizando 90% dos usuários responderam que consideram a ICAP uma base multidisciplinar com bom conteúdo.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Relato de Experiência