Biblioteca além dos livros

estratégias de comunicação integrada

Autores

Palavras-chave:

Comunicação integrada., Marketing digital., Engajamento do usuário., Educação informacional., Comunicação estratégica

Resumo

Este estudo analisa as estratégias de comunicação adotadas pela Divisão de Biblioteca - DIBD da ESALQ/USP destacando seu papel como espaço de relacionamento, educação e pertencimento. Utilizando metodologia qualitativa e estudo de caso, a pesquisa analisou documentos institucionais que orientam ações de marketing, escuta ativa e educação informacional. Os resultados revelam práticas eficazes de engajamento, como mídias sociais, eventos, campanhas educativas e personalização do atendimento fortalecendo os vínculos com a comunidade acadêmica. As considerações finais apontam desafios, como limitação de pessoal qualificado, escassez de recursos e a necessidade de formação continuada da equipe.

Biografia do Autor

Thais Cristiane Campos de Moraes, USP/ESALQ

Bibliotecária da ESALQ/USP, formada em Análise de Sistemas e MBA em Gestão de Pessoas. Atua na gestão do Processo Atendimento desenvolvendo atividades em diversas frentes de trabalho com foco em capacitações de portais de pesquisa, estratégias de busca e gestor de referencia Mendeley, orientação em pesquisas, seminários, website, intercambio de informações nacionais e internacionais, implantação de sistema automatizado, mapeamento de competências, competência informacional e ferramentas de IA com foco na otimização do tempo do pesquisador.

Referências

COLODINO, Eudes de Pádua et al. A biblioteca universitária no universo das mídias sociais: a experiência da Seção de Referência e Circulação da DBDCQ-USP. In: CONGRESSO DOS PROFISSIONAIS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS, 6., 2023, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: UNICAMP, 2023. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4864>. Acesso em: 20 jun. 2025.

GUNPTA, Dinesh K.; KOONTZ, Christie; MASSISIMO, Angels; SAVARD, Rejean. Marketing library and information services: international perspectives. 2. ed. München: K.G. Saur, 2006. Disponível em: <http://pustaka.unp.ac.id/file/abstrak_kki/EBOOKS/LIBRARIES%20-%20MARKETING%20Marketing%20Library%20and%20Information%20Services.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2025.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação