Desinformação no ambiente acadêmico

o papel estratégico das bibliotecas universitárias na formação crítica

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Desinformação, Letramento Informacional, Competência Informacional

Resumo

Este trabalho discute o papel das bibliotecas universitárias na promoção de competências informacionais para o enfrentamento da desinformação no ambiente acadêmico. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica e levantamento de experiências de bibliotecas brasileiras, recuperando, após análise, 14 publicações entre 2020 e 2025 sobre ações de enfrentamento à desinformação, como oficinas, curadoria de conteúdos e parcerias com docentes. Os resultados indicam que essas práticas fortalecem a capacidade dos estudantes de avaliar criticamente fontes e reconhecer informações manipuladas. Em um cenário de crise informacional, conclui-se que a biblioteca universitária precisa reafirmar seu papel como espaço de mediação ética, atuando com compromisso técnico e político na promoção da informação confiável.

Biografia do Autor

Andressa Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMA no Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras. Atual presidenta do Diretório Acadêmico do Curso de Biblioteconomia da UFMA. Integrante do grupo de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (GEPPLEM-UFMA). Voluntária da ONG Patrulha Ecológica Escola da Vida, sendo integrante do Grupo de Trabalho (GT) de comunicação 

Referências

BRAPCI – Base de Dados em Ciência da Informação. Sobre a Brapci. Disponível em: https://brapci.inf.br/about/brapci. Acesso em: 20 ago. 2025.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do Letramento Informacional. Ciência da Informação, [S. l.], v. 39 n. 3, p. 83-92, set./dez. 2010. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1268. Acesso em: 15 jun. 2025.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Statement on Digital Literacy. 18 ago. 2017. The Hague: IFLA. 2 p. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/20.500.14598/1283. Acesso em: 10 jun. 2025.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. Paris: Unesco, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 10 jun. 2025.

MATA, Marta Leandro da. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: GERLIN, Meri Nadia Marques. (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação ; Universidade de Brasília, 2018. p. 48-78. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/download/171/307/5043?inline=1. Acesso em: 10 jun. 2025.

MENEZES, Priscila Lopes; SILVA, Terezinha Elizabeth da; LEÃO, Meissane Andressa da Costa. A competência crítica em informação frente à desinformação e à pós-verdade: reflexões teóricas e práticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/201296. Acesso em: 10 jun. 2025.

NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler; CASARIN, Helen de Castro Silva. Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656. Acesso em: 15 jun. 2025.

REIS, Giordani Avila; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Leitura e letramento informacional na universidade: um hiato, um construto fragmentado ou um dilema?. Informação & Informação, [S. l.], v. 22, n. 3, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/33701 . Acesso em: 15 jun. 2025.

SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da; CONCEIÇÃO, Regina da Conceição da; BRAGA, Roberto Carlos. Serviço de coleções especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina: estágio curricular. Revista ACB, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 134–142, 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/403. Acesso em: 25 jun. 2025.

ZANON, Juliano; BEDIN, Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges. Ações das bibliotecas universitárias de Santa Catarina para o combate à desinformação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, SP, v. 17, p. e023011, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/12932. Acesso em: 20 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 7 - Censura e Pós-Verdade