Desinformação no ambiente acadêmico
o papel estratégico das bibliotecas universitárias na formação crítica
Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Desinformação, Letramento Informacional, Competência InformacionalResumo
Este trabalho discute o papel das bibliotecas universitárias na promoção de competências informacionais para o enfrentamento da desinformação no ambiente acadêmico. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica e levantamento de experiências de bibliotecas brasileiras, recuperando, após análise, 14 publicações entre 2020 e 2025 sobre ações de enfrentamento à desinformação, como oficinas, curadoria de conteúdos e parcerias com docentes. Os resultados indicam que essas práticas fortalecem a capacidade dos estudantes de avaliar criticamente fontes e reconhecer informações manipuladas. Em um cenário de crise informacional, conclui-se que a biblioteca universitária precisa reafirmar seu papel como espaço de mediação ética, atuando com compromisso técnico e político na promoção da informação confiável.
Referências
BRAPCI – Base de Dados em Ciência da Informação. Sobre a Brapci. Disponível em: https://brapci.inf.br/about/brapci. Acesso em: 20 ago. 2025.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do Letramento Informacional. Ciência da Informação, [S. l.], v. 39 n. 3, p. 83-92, set./dez. 2010. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1268. Acesso em: 15 jun. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Statement on Digital Literacy. 18 ago. 2017. The Hague: IFLA. 2 p. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/20.500.14598/1283. Acesso em: 10 jun. 2025.
IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. Paris: Unesco, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 10 jun. 2025.
MATA, Marta Leandro da. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: GERLIN, Meri Nadia Marques. (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação ; Universidade de Brasília, 2018. p. 48-78. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/download/171/307/5043?inline=1. Acesso em: 10 jun. 2025.
MENEZES, Priscila Lopes; SILVA, Terezinha Elizabeth da; LEÃO, Meissane Andressa da Costa. A competência crítica em informação frente à desinformação e à pós-verdade: reflexões teóricas e práticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/201296. Acesso em: 10 jun. 2025.
NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler; CASARIN, Helen de Castro Silva. Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656. Acesso em: 15 jun. 2025.
REIS, Giordani Avila; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Leitura e letramento informacional na universidade: um hiato, um construto fragmentado ou um dilema?. Informação & Informação, [S. l.], v. 22, n. 3, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/33701 . Acesso em: 15 jun. 2025.
SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da; CONCEIÇÃO, Regina da Conceição da; BRAGA, Roberto Carlos. Serviço de coleções especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina: estágio curricular. Revista ACB, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 134–142, 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/403. Acesso em: 25 jun. 2025.
ZANON, Juliano; BEDIN, Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges. Ações das bibliotecas universitárias de Santa Catarina para o combate à desinformação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, SP, v. 17, p. e023011, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/12932. Acesso em: 20 ago. 2025.