Do PET à prática

inovação e transformação em bibliotecas universitárias a partir da formação de egressos do PET-Biblioteconomia

Autores

  • Sabrina Kelly Costa do Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Isabel Cristina dos Santos Diniz
  • Jaciane do Nascimento Conceição

Palavras-chave:

: Programa de Educação Tutorial, Biblioteca Universitária, Competência

Resumo

Este artigo analisa como a formação crítica, autônoma e interdisciplinar proporcionada pelo PET-Biblioteconomia da UFMA tem contribuído para a atuação inovadora de seus egressos em bibliotecas universitárias. Estudos como os de Tosta (2006), Garcia, Almeida Júnior e Valentim (2011), Gomes (2019), Perrotti (2017), entre outros, fundamentam esta discussão ao abordarem temas como formação crítica, empregabilidade, resistência política e inovação nas práticas bibliotecárias. Com base em entrevistas e experiências profissionais, observa-se que os egressos do PET têm promovido mudanças nas bibliotecas universitárias, demonstrando que o Programa contribuiu para a formação de identidades profissionais comprometidas.

Referências

BRASIL. Apresentação PET. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em: 10 jun. 2022.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

GARCIA, C. L. S.; ALMEIDA JUNIOR, O. F.; VALENTIM, M. L. P. O papel da mediação da informação nas universidades. Revista EDICIC, p. 351–359, 2011.

GOLDENBERG, M. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.

KUHLTHAU, C. C. An emerging theory of library instruction. School Library Media Quarterly, v. 16, n. 1, p. 13-18, 1987.

MELO, A. de; ARAÚJO, E. A. de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 12, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23789. Acesso em: 15 jun. 2025.

MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, M. DE F. A. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240051, 2019.

MOREL, L. L. et al. Avaliação dos egressos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Revista da ABENO, v. 20, n. 2, p. 119-130, 2020. DOI: 10.30979/rev.abeno.v20i2.1108.

MOTA, A. R. S.; BORGES, M. M. A mediação da informação na perspectiva dos bibliotecários de referência de bibliotecas universitárias brasileiras. Revista ACB, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 1–24, 2023. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1937. Acesso em: 15 jun. 2025.

NUNES, T. R. D. G. et al. Relato de experiência do PET Biblioteconomia: um compromisso com o ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s. l.], v. 13, p. 2510–2526, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/991. Acesso em: 16 jun. 2025.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERROTTI, E. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, H. F. NOVO, Hildenise Ferreira (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

RIBEIRO, G. et al. Análise das métricas da rede social do PET-Biblioteconomia em 2024. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 30., 2024, Recife. Anais [...]. Recife, 2024.

SOUZA, R. M.; GOMES JÚNIOR, S. R. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1501-5, 2015.

TOSTA, R. M. et al. Programa de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicologia América Latina, México, n. 8, nov. 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2006000400004&lng=pt&nrm=iso. acessos em 12 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 6 - Advocacy em Bibliotecas Acadêmicas