Presença das bibliotecas universitárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na mídia social Instagram

Autores

  • Dempsey de Lima Bragante UFF/ UFSCar
  • Marta Pagán Martínez UFSCar

Palavras-chave:

Marketing em bibliotecas, Mídia social, Instagram, Biblioteca universitária, Universidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a atuação das bibliotecas universitárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Instagram. A pesquisa segue uma abordagem quantitativa e exploratória, fundamentada em estudos sobre marketing, comunicação digital, bibliotecas universitárias e mídias sociais. A análise dos dados considerou a presença de perfis institucionais no Instagram, o número de postagens durante o período definido e as temáticas abordadas. Os resultados indicam uma presença digital ativa, com foco na divulgação de serviços, eventos e conteúdos informativos. 

Referências

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p.85-98, jan./abr. 2011. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1327. Acesso em: 1 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidades Federais. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/es/universidades-federais. Acesso em: 1 set. 2025.

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2025.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo, Atlas: 1978.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.).; DESTANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MUNHOZ, Júlia. Desvendando o Instagram: o passo a passo para aumentar seguidores, engajamento e vendas. São Paulo: DVS Editora, 2024.

PALACIOS, E. M. G., et al (Org). Ciencia, Tecnología y Sociedad: una aparoximáción conceputal. Madri: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura (OEI), 2001.

PRADO, Jorge Moisés Kroll do; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/21104. Acesso em: 1 jun. 2021.

SANTOS NETO, João Arlindo dos; BARROS, Diego Bil Silva. Mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central da UFPA: um estudo de caso do perfil @BCUFPA. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 1 21(?), ago. 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1826. Acesso em: 1 jun. 2025.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Sobre a SIBi-UFSCar. SIBi-UFSCar, 2025. Disponível em: https://www.sibi.ufscar.br/sobre. Acesso em: 1 jun. 2025.

WE ARE SOCIAL; MELTWATER. Digital 2025 Brazil: the essencial guide to digital trends. 2025. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2025-brazil. Acesso em: 20 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação