Antifeminismo, desinformação de gênero e grupos masculinistas

reflexões da CI e biblioteconomia no enfrentamento à misoginia no ambiente universitário

Autores

  • Cibele Andrade Nogueira UFGD
  • Roger Pereira Domingues UFMG
  • Markley Florentino de Carvalho UFGD

Palavras-chave:

Desinformação, antifeminismo, desinformação de gênero, ciência da informação, Biblioteconomia

Resumo

Esta pesquisa caracterizada como exploratória e bibliográfica se propôs estabelecer relações entre o tema da desinformação disseminada para grupos específicos e os agentes que promovem este tipo de conteúdo também em meios acadêmicos e científicos. Para tal, objetivou-se trazer conceituações sobre a desinformação, desinformação de gênero, antifeminismo e parasitas da informação. Procurou-se, também, explanar sobre as possibilidades de atuação da Ciência da Informação e Biblioteconomia frente à desinformação e ao complexo ecossistema informacional relativo às discussões de gênero. 

Referências

BRISOLA, A. C. C. A. S. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. Orientador: Prof. Dr. Marco André Feldman Schneider. 2021. 295 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, 2021. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165. Acesso em: 19 jun. 2025.

CUGLER, E. Como comunidades redpill e anti-woke capturam jovens para redes de ódio. Jornal da USP, 20 maio 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=890708. Acesso em: 21 maio 2025.

CUSACK, C. M. NXIVM, religion, and “cults”: Keith Raniere as charismatic leader and transgressive criminal. World Journal of Culture and Society, Sydney: University of Sydney, v. 2, n. 1, p. 42-58, 2022. Disponível em: https://www.academicpublishing.org/uploads/1/3/5/3/135306095/wjcs_2_1.pdf#page=42. Acesso em: 21 maio 2025.

DI MECO, L. Monetizing misogyny: gendered disinformation and the undermining of women’s rights and democracy globally. [S. l.]: She Persisted, Feb. 2023.

DONOVAN, B. Trafficking narratives and the prosecution of NXIVM. SSHA 2022 Extended Abstract. [S.l.]: Social Science History Association, 2022. Disponível em: https://ssha2022.ssha.org/uploads/220436. Acesso em: 21 maio 2025.

DURÃES, U. Investigação acha 858 milionários no programa Universidade Gratuita em SC. São Paulo: UOL, 25 jun. 2025. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/06/25/universidade-gratuita-indicios-de-fraude-sc.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 27 jun. 2025.

G. M. SINATRA; N. G. JACOBSON. Zombie Concepts in Education: Why They Won’t Die and Why You Can’t Kill Them - Gale M. Sinatra and Neil Jacobson. in: Panayiota Kendeou, Daniel H. Robinson, and Matthew T. McCrudden. Misinformation and Disinformation in Education - Copyright © 2019 Information Age Publishing Inc. Charlotte, NC.

GUAZINA, L. S. Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda. Comunicação & Educação, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 2, p. 20–32, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328. Acesso em: 30 jun. 2025.

JUDSON, E.; ATAY, A.; KRASODOMSKI-JONES, A.; LASKO-SKINNER, R.; SMITH, J. Engendering Hate: The contours of state-aligned gendered disinformation online. Londres: Demos; National Democratic Institute, out. 2020. Disponível em: https://demos.co.uk/wp-content/uploads/2020/10/Engendering-Hate-Report-FINAL.pdf. Acesso em: 24 jun. 2025.

NOGUEIRA, C. A.; DOMINGUES, R. P. Desinformação, feminismo e parasitas da informação: o papel da ciência da informação na promoção da integridade informacional de gênero. In: SILVEIRA, J. L. (org.). Biblioteconomia e informação: contemporaneidades. Formiga, MG: Editora Uniesmero, 2025. p. 35-53. ISBN 978-65-5492-110-7. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/921258/2/Biblioteconomia%20e%20Informação%20Contemporaneidades.pdf. Acesso em: 05 fev. 2025.

SANTINI, R. M., et. al. Aprenda a evitar ‘esse tipo’ de mulher: estratégias discursivas e monetização da misoginia no YouTube. Rio de Janeiro: NetLab – Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, Universidade Federal do Rio de

Janeiro (UFRJ). Publicado em Dezembro de 2024.

SILVA, M. M. A desinformação científica no meio digital: dos mecanismos de funcionamento às estratégias de enfrentamento [recurso eletrônico] / Max Melquíades da Silva. – 2022. – 1 recurso online (299 f. : il., color.) : pdf. – Orientadora: Beatriz Valadares Cendón. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47615/1/Tese%20Max%20rev.%2005-10.pdf. Acesso em: 20/08/2024.

SILVA, F. C. G.; GARCEZ, D. C.; SILVA, R. A. Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1–19, 2022.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 25–49, jan./abr. 2016.

MARQUES, J. F.; ALVES, E. C. Entre regimes de informação e desinformação: modos de produção informacional na contemporaneidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, e‑51478, 2024. DOI: 10.1590/1981‑5344/51478.

PAULA, L. T.; SILVA, T. R. S.; BLANCO, Y. A. Pós-verdade e Fontes de Informação: um estudo sobre fake news. Revista Conhecimento em Ação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 93–110, 2018. DOI: 10.47681/rca.v3i1.16764. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/16764. Acesso em: 21 maio. 2025.

SALCEDO, D. A.; PESSOA E SILVA, J. R. A disseminação da informação: o papel do bibliotecário-mediador. Revista ACB, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 23–30, 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1274. Acesso em: 9 jun. 2025.

SANTINI, R. M., et. al. “Aprenda a evitar ‘esse tipo’ de mulher”: estratégias discursivas e monetização da misoginia no YouTube. Rio de Janeiro: NetLab – Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicado em dezembro de 2024.

KENWAY, J. Truth parasites, right-wing fury and the predicaments of feminist expertise. In: BURKE, P. J. et al. Gender in an era of post-truth populism: pedagogies, challenges and strategies. Great Britain. Bloomsbury Publishing, 2022.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 7 - Censura e Pós-Verdade