Indicadores de gestão de bases de dados bibliográficas e redes de cooperação
o caso da LILACS
Palavras-chave:
LILACS, Bases de dados bibliográficas, Indicadores de desempenho, Gestão estratégica, Processos de gestãoResumo
Este trabalho diagnosticou a necessidade de indicadores para gestão de bases bibliográficas e redes de cooperação, tomando a LILACS como estudo de caso. A pesquisa, de abordagem exploratória, aplicou questionário a coordenadores de 12 países, identificando lacunas e prioridades. Como resultado, definiu-se uma cesta de indicadores para um painel interativo que apoie o monitoramento, prestação de contas e fortalecimento da rede. Conclui-se que a implantação incremental dos indicadores é estratégica para ampliar a qualidade da gestão, facilitar decisões e fortalecer a visibilidade da produção científica na América Latina e Caribe.
Referências
BIREME/OPAS/OMS. 2024. LILACS – Estatísticas de contribuição. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS. Disponível em: https://lilacs.bvsalud.org/estatisticas-de-contribuicao-em-espanhol/ Acesso em: 23/03/2025.
BIREME/OPAS/OMS. 2024. Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. In: Metodologia LILACS: Manual de gestão de bases de dados bibliográficas. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS. Disponível em: https://lilacs.bvsalud.org/guias-e-manuais/docs/manual-de-gestao-de-bases-de-dados-bibliograficas/sistema-latino-americano-e-do-caribe-de-informacao-em-ciencias-da-saude/ Acesso em: 23/03/2025.