Visibilidade da literatura indígena nas bibliotecas universitárias do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Povos indígenas, Literatura indígena

Resumo

Este artigo analisa a presença da literatura indígena nas bibliotecas das universidades federais do Sudeste brasileiro, tomando como referência a Bibliografia de Publicações Indígenas do Brasil. Fundamentado em autores que discutem literatura indígena, ações afirmativas e o papel social da biblioteca universitária, o estudo adota abordagem quantitativa, exploratória e documental para mapear obras de autoria indígena nesses acervos. Os resultados revelam a necessidade de políticas sistemáticas de aquisição e adequação curricular e busca ampliar a reflexão do papel estratégico das bibliotecas universitárias na promoção de epistemologias plurais.

Biografia do Autor

Raquel Santos Maciel, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2009), especialização em Gestão de Arquivos Empresariais (2010) e Gestão de Bibliotecas Escolares (2012), ambas pela UFAM. Atua como bibliotecária-documentalista na UFAM desde 2012. Atuou como bibliotecária-documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) (2010-2012), campus do município de Presidente Figueiredo/AM. Foi conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11 Região (2012-2014) e vencedora do prêmio Genesino Braga na categoria Bibliotecário Pesquisador (2019). Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, gestão da pós-graduação, biblioteca universitária, formação e desenvolvimento de coleções.

Crislaine Emmanuelly Gonçalves de Araújo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estagiária no Programa de Pós Graduação em Educação (UFSCar). Desenvolve iniciação científica vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar, no projeto "Mapeamento Inteligente de Instituições de Ensino Superior: Enriquecimento de Dados para Estudos Métricos no Contexto Brasileiro". Participa da empresa júnior Liber Jr., com envolvimento em projetos e atividades práticas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar. Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva, Bibliometria e Indicadores de C&T. Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1994). Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Universite d'Aix-Marseille III (2001).

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade