Os estudantes com deficiência visual e baixa visão
proposta de totem acessível em bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Acessibilidade, Tecnologia assistiva, Inclusão informacional, Design universal, Baixa visãoResumo
A proposta apresenta um totem acessível com tecnologia touch screen acessível, voltado a estudantes com baixa visão em bibliotecas universitárias. Fundamentado em princípios de acessibilidade, design universal e tecnologias assistivas, o projeto visa ampliar a autonomia no acesso ao acervo físico. A metodologia envolve revisão teórica, uso de inteligência artificial para criação de protótipos ilustrativos e alinhamento às normas técnicas. Os resultados apontam para a promoção da inclusão informacional, com potencial de replicabilidade e inovação em ambientes educacionais. Trata-se de uma proposta preliminar com perspectiva de desenvolvimento futuro.
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Rio de Janeiro: ABNT. Quarta edição. 03 ago. 2020. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/bitstream/192/9974/1/NORMA_NBR- 9050.pdf. Acesso em: 14 ago. 2025.
BALBIO, Caroline Pinto. Fluctus: totem interativo multissensorial. 2021. Relatório de Projeto de Graduação (Bacharelado em Desenho Industrial – Habilitação em Projeto de Produto) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/15997/1/CPBalbio.pdf. Acesso em: 20 maio 2025.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a proteção e os direitos da pessoa com deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://direitohomoafetivo.com.br/wp- content/uploads/2024/08/2015.07.06-Lei-13.146-Estatuto-da-Pessoa-com-Deficiencia-1.pdf. Acesso em: 02 maio 2025.
CARVALHO, Mercedes. Formação inicial do professor de matemática: Utilização das TIC, dispositivos touchscreen dos tablets, no Estágio Supervisionado. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 67, p. 89-99, jul./dez. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/gepem. Acesso em: 22 maio 2025.
CLARINDO, Francisco Jorgan Cabral; MANSUR, Paulo Henrique Garcia. Proposta para Implantação de Recursos Tecnológicos Digitais Touchscreen no Ambiente Educacional. Future Studies Research Journal, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 31-82, set./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/gepem. Acesso em: 22 maio 2025.
CRESTANA, Maria Fazanelli; ABDALLA, Eidi Raquel Franco. Biblioteca Interativa: novo perfil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/carlo/Downloads/febab,+artigo.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
FAÇANHA, Agebson Rocha; VIANA, Windson; PEQUENO, Mauro Cavalcante. Estudo de interfaces acessíveis para usuários com deficiência visual em dispositivos móveis touch screen. Nuevas Ideas en Informática Educativa, TISE 2011, Fortaleza-CE, Brasil, 2011. Disponível em: https://www.tise.cl/volumen7/TISE2011/Documento18.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
GEMINI (IA). Geração de imagens ilustrativas de protótipos. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 01 maio 2025.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/normastabular.pdf. Acesso em: 31 mar. 2025.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2023: resumo técnico. BRASÍLIA: INEP, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2023/ resumo_tecnico_do_censo_da_educacao_superior_2023.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
LIMA, Graciele Macedo de; ANDRADE, João Manoel de; SANTOS, Karina de Barros; SANTOS, Melissa Stefany Pereira do; FERREIRA, Renan de Lima. Tecnologias do autoatendimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – Escola Técnica Estadual Zona Leste, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/24642/1/ensino_medio_adminstracao_2023_2_graciele_macedo_de_lima_tecnologias_do_autoatendimento.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
LOPES, Paulo Ricardo da Silva. Verificação do nível de acessibilidade de ferramentas para desenvolvimento de software por um desenvolvedor baixa visão com a ferramenta de ampliação de tela. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/73711/1/2023_tcc_prdaslopes.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
OLIVEIRA, Carloney; AMANCIO, Joenneyres. Tecnologias Touchscreen na formação inicial do pedagogo nas aulas de Matemática. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v. 6, n. 16, p. 191-204, set./dez. 2021. ISSN 2526-2882. Disponível em: file:///C:/Users/carlo/Downloads/574-Texto%20do%20artigo-2790-1-10- 20211229.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
PICASSO (IA). Geração de imagens ilustrativas de protótipos. Disponível em: https://picassoia.com/. Acesso em: 01 maio 2025.
SOUZA, Leandro da Silva. Projeto Monitor Touch Screen: adequação do equipamento ao mobiliário de caixa das lojas. 2016. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6514/Leandro+da+Silva+Souza_.pdf;jsessionid=55051DACA03353948438D5C69CAE1E96?sequence=1. Acesso em: 22 maio 2025.
WCAG. World Wide Web Consortium. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.2. W3C Recommendation, 12 dez. 2024. Disponível em: https://www.w3.org/TR/WCAG22/. Acesso em: 17 ago. 2025.
WHO. World Health Organization. The World Bank. Relatório mundial sobre a deficiência. Tradução: Lexicus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012. 334 p. Título original: World report on disability 2011. ISBN 978-85-64047-02-0. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/44575/9788564047020_por.pdf . Acesso em: 20 maio 2025.