Acessibilidade para estudantes com deficiência nas bibliotecas do IFMA

avanços inclusivos de 2014 a 2022 revelados nos dados do CENSUP

Autores

  • Marrhiette Sousa Martins Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Cladice Nobile Diniz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Acessibilidade, Estudante com Deficiência, Biblioteca, CENSUP, IFMA

Resumo

Este trabalho destaca a possibilidade de as bibliotecas universitárias valerem-se dos dados do Censo da Educação Superior como parâmetros de acessibilidade e inclusão, partindo de pesquisa que mapeou as bibliotecas do Instituto Federal do Maranhão, com base nos critérios desse censo entre 2014 a 2023. A metodologia da pesquisa foi exploratória, com abordagem qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam a pertinência do uso desses censos como parâmetros, ressaltando a necessidade de investimentos e a existência de uma cultura institucional comprometida com a inclusão.

Biografia do Autor

Marrhiette Sousa Martins Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli e especialista em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Caxias. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO. Possui experiência em avaliação, organização e gestão de Bibliotecas Universitárias e na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, com projetos voltados para a pratica de leitura através de contação de histórias e a acessibilidade em bibliotecas. Atualmente é Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Barreirinhas. Membro do grupo de pesquisa Polifonia: Filosofia, Letras e Artes - linha de pesquisa: identidade, dialogismo e cultura, pelo Instituo Federal de Educação do Maranhão -Campus Barreirinhas. Membro do conselho editorial da revista Polifonia em Foco do IFMA.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento