Da prática à padronização

a experiência coletiva da UNESP na estruturação de trabalhos acadêmicos

Autores

  • Sandra Pedro da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Denise Floriano da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araraquara
  • Fabiana Colares Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6278-7385
  • Laura Akie Saito Inafuko Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis https://orcid.org/0000-0001-8521-7142
  • Rosemary Cristina da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu https://orcid.org/0000-0002-2701-4141

Palavras-chave:

Normas técnicas, Redação acadêmica - Normalização, Documentação - Normalização, Bibliotecas universitárias

Resumo

O relato apresenta a elaboração colaborativa do Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos da UNESP, conduzida por uma equipe de 13 bibliotecários de diferentes unidades entre janeiro de 2023 e março de 2024. O processo envolveu reuniões virtuais, análise de normas da ABNT, Vancouver e APA, e a criação de templates para diferentes formatos de trabalhos acadêmicos nas versões do Google Docs, Word e LaTeX. O objetivo foi desenvolver um guia que atendesse às diversas realidades da universidade, promovendo padrão, acessibilidade e maior eficiência na elaboração e validação de trabalhos acadêmicos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2024.

LUDKE, M.; CRUZ, G. B. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente: revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 86-107, ago./dez. 2010. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/20/18. Acesso em: 12 jun. 2025.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Acesso em: 12 jun. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Rede de Bibliotecas. ABNT - Template Google Docs - modelo ALTERNATIVO - versão 4.2024. São Paulo, 2024. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1faAQbwR1BxZGdTjQdNcQVU4FTfVBrhEFytW84kBIy58/edit?usp=sharing. Acesso em: 25 jun. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Rede de Bibliotecas. ABNT - Template Google Docs - modelo TRADICIONAL - versão 1. 2025. São Paulo, 2025. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1zhjTXvvuc_Uqqx4IOjySF1apSY7hFONUjyV9rI8l7Lw/edit?usp=sharing. Acesso em: 25 jun. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Rede de Bibliotecas. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos: apresentação: ABNT. São Paulo, 2023. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1ipkGiAUnAr_YBTrpFJpnud3aa4llBsROpBdkUfw91L0/edit?usp=sharing. Acesso em: 24 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação