A interdisciplinaridade e a gestão da informação

reflexões sobre temáticas e linhas de pesquisa no contexto do programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná

Autores

Palavras-chave:

Gestão da informação, Pós-Graduação, Interdisciplinaridade

Resumo

Investiga a interdisciplinaridade nas dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UFPR, defendidas entre 2013 e 2024. Com abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, analisa 142 trabalhos, classificados segundo a Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES. Os resultados evidenciam a diversidade temática e metodológica, destacando o compromisso do programa com a formação de pesquisadores aptos a enfrentar desafios informacionais complexos. Conclui-se que o PPGGI/UFPR se consolida como espaço de integração de saberes, reafirmando sua vocação para a interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Elenice Mara Matos Novak, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR).Graduação em Licenciatura Inglês - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978) e em Administração de Empresas - Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1981). Especialização em Análise de Sistemas - Faculdade de Administração e Economia - Paraná (1980). Mestrado em Administração pela UFPR (1996). Professora Adjunto IV do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná.

Egon Walter Wildauer


Professor no Program de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR). Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1992), é especialista em Ciência da Computação (PUC-PR, 1995), aperfeiçoamento em Pedagogia (PUC-PR, 1995), mestrado em Engenharia de Produção e Qualidade (UFSC, 2002) e doutorado em Engenharia Florestal, Manejo Florestal - Sistemas Computacionais de Produção (UFPR, com estudos na Albert Ludwig Freiburg Universität, Freiburg - Alemanha, 2007).

Paula Carina de Araujo

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora da Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPR. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

ALVES, Cláudio Augusto; DUARTE, Emeide Nobrega. A relação entre a ciência da informação e a ciência da administração. TransInformação, Campinas, v. 27, n. 1, p. 37-46, jan./abr., 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/0103-37862015000100004. Acesso em: 09 jun. 2025.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues Barbosa. Gestão da Informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Inf. Info., Londrina, v. 13, nesp. P. 1-25, 2008.

Disponível em:https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843/1556. Acesso em: 11 jun. 2025.

BRAGA, A. A gestão da informação. Millenium, v. 19, 2000. Disponível em: <http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/903/1/A%20GEST%C3%83O%20DA%20INFORMA%C3%87% C3%83O.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Tabela de áreas de conhecimento/avaliação. Brasília: CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 02 jun. 2025.

DAL´EVEDOVE, Paula Regina; FUJOTA, Mariângela Spotti Lopes. O movimento interdisciplinar em Ciência da Informação: uma reflexão epistemológica. DataGramaZero, v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/7801. Acesso em: 05 jun. 2025.

DAVENPORT, T. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DIAS, M.M.K.; BELLUZZO, R.C.B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. São Paulo: EdUSC, 2003.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 2017. 373 p.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade na escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993. 235 p.

GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo:

Instituto Paulo Freire, 2006.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NUNES, Ana Camila Nobre Xavier; WERLANG, Nathalia Berger. Fundamentos da Informação: origem, conceitos e características. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, ENANCIB, 23. Anais [...] Aracajú - se, nov. 2023. Disponível em:file:///C:/Users/User/Downloads/1577-7609-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 11 jun. 2025.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 67–96.

SANTOS, Eliete Correia dos; GERBASI, Noadya Tamillys Oliveira Duarte; Souza, Vancarder Brito. Diálogos entre a gestão de documentos e gestão da informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 29, n. 1, p. 181-194, jan./mar. 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/111806. Acesso em: 08 jun. 2025.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., v. 13, n. 39, dez, 2008. DOI: em:https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Programa de Pós-Graduação Gestão da Informação. Objetivos. Curitiba, 2025. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/site/ppggi/pb/objetivos/. Acesso em: 15 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade