Gerenciadores de referência e competência em informação
estratégias para a organização da pesquisa acadêmica
Palavras-chave:
Competência em informação, Gerenciadores de referência, Organização da informação, Pesquisa acadêmica, Escrita acadêmicaResumo
O crescimento das publicações científicas dificulta a organização de materiais por estudantes e pesquisadores. Este trabalho discute a importância da competência em informação, com foco no uso de gerenciadores de referência (GRs), como o Zotero, que, além de automatizar citações e referências, favorece a apropriação do conhecimento e a aprendizagem ativa. Baseado em revisão de literatura e na experiência das autoras no curso “Super 8” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o estudo aponta lacunas ligadas à falta de formação em GRs e propõe ampliação da abordagem sobre o tema, qualificando o suporte das bibliotecas universitárias.
Referências
AHRENS, S. Como escrever boas notas: uma técnica simples para melhorar a escrita, o aprendizado e o raciocínio. Campinas: Auster, 2023. Disponível em: https://d-nb.info/1324212217/04. Acesso em: 30 jun. 2025.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 11 maio 2025.
BERTRAND, D.; BADER, C. R. Storage and retrieval of bibliographic references using a microprocessor system. International Journal of Bio-Medical Computing, Limerick, v. 11, n. 4, p. 285–293, 1980.
BIBLIOTECAS UFRGS. Módulos do Super 8. Porto Alegre, 2025. Disponível em: https://www.ufrgs.br/super8/modulos/. Acesso em: 1 abr. 2025.
BORNMANN, L.; HAUNSCHILD, R.; MUTZ, R. Growth rates of modern science: a latent piecewise growth curve approach to model publication numbers from established and new literature databases. Humanities and Social Sciences Communications, London, v. 8, n. 1, p. 224, 2021.
CAI, T. et al. What makes a good reference manager? A quantitative analysis of bibliography management applications. In: CHI ’21: CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2021, Yokohama. Asian CHI Symposium 2021. Yokohama: ACM, 2021. p. 64–69. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3429360.3468183. Acesso em: 18 jul. 2024.
CASTRO, N. S. E. de et al. Leitura e escrita acadêmicas. Porto Alegre: Sagah, 2019.
ECO, U. Como se faz uma tese em Ciências Humanas. 13. ed. Lisboa: Presença, 2007. (Universidade Hoje).
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, Washington, v. 34, n. 10, p. 906–911, 1979.
FULKERSON, D.; ARIEW, S.; JACOBSON, T. Revisiting metacognition and metaliteracy in the ACRL framework. Communications in Information Literacy, Buffalo, v. 11, n. 1, p. 21–41, 2017.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas?. In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. p. 25–43.
GOOGLE LLC. [Popularidade de pesquisa na Web - Zotero, Mendeley, EndNote, RefWorks e BibTex - no Rio grande do sul entre janeiro de 2011 a junho de 2025]. Mountain View, 2025. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=2011-01-01%202025-06-30&geo=BR-RS&q=%2Fm%2F026lvy7,%2Fm%2F04n5xmj,%2Fm%2F0ggl4x,%2Fm%2F026fvcv,%2Fm%2F02l0wnp&hl=pt-BR. Acesso em: 30 jun. 2025.
HOSTETLER, K.; LUO, T.; STEFANIAK, J. Aligning information literacy assessment with metacognitive strategies. Journal of University Teaching and Learning Practice, Launceston, v. 15, n. 5, p. 1–11, 2018.
HOWARD, R. M.; SERVISS, T.; RODRIGUE, T. K. Writing from sources, writing from sentences. Writing & Pedagogy, Toronto, v. 2, n. 2, p. 177–192, 2010.
JACOBSEN, P. S. et al. Curso de Extensão Super 8 : um relato de experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. p. 835–847. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189609. Acesso em: 18 ago. 2020.
KLOCK, A. C. T. et al. Avaliação de usabilidade de sistemas de gerenciamento de referências bibliográficas. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2016, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 494–501. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi/article/view/5999. Acesso em: 18 jul. 2024.
MCCOY, E. J. Teaching and assessment of metacognition in the information literacy classroom. Communications in Information Literacy, Buffalo, v. 16, n. 1, p. 42–52, 2022.
MITSEA, E.; DRIGAS, A. A journey into the metacognitive learning strategies. International Journal of Online and Biomedical Engineering, Frankfurt am Main, v. 15, n. 14, p. 4–20, 2019.
NITSOS, I.; MALLIARI, A.; CHAMOUROUDI, R. Use of reference management software among postgraduate students in Greece. Journal of Librarianship and Information Science, London, v. 54, n. 1, p. 95–107, 2022.
OHTANI, K.; HISASAKA, T. Beyond intelligence: a meta-analytic review of the relationship among metacognition, intelligence, and academic performance. Metacognition and Learning, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 179–212, 2018.
SCOPUS. [Search strategy: AF-ID ( “Universidade Federal do Rio Grande do Sul” 60006726 )]. Amsterdam, 2025. Disponível em: https://www.scopus.com. Acesso em: 14 abr. 2025.
TRAMULLAS, J.; SÁNCHEZ-CASABÓN, A. I.; GARRIDO-PICAZO, P. Studies and analysis of reference management software: a literature review. Profesional de la información, Barcelona, v. 24, n. 5, p. 680–688, 2015.
WILLIAMS, L.; WOODS, L. Reference management practices of students, researchers, and academic staff. The Journal of Academic Librarianship, Ann Arbor, v. 50, n. 3, p. 102879, 2024.