Recursos Educacionais Abertos (REA) nos repositórios institucionais das universidades federais da região nordeste do Brasil
Palavras-chave:
Ciência aberta, Repositórios institucionais, Recursos educacionais abertos, Educação superiorResumo
Analisa como universidades federais do Nordeste do Brasil organizam e disponibilizam Recursos Educacionais Abertos (REA) em seus repositórios institucionais, destacando avanços e limitações. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com técnica de análise documental, que investigou 17 repositórios. Identificou-se apenas seis repositórios com REA. Os resultados indicam poucos repositórios com REA, com baixa presença de documentação de apoio e uma diversidade de materiais, evidenciando desafios na consolidação dos REA como estratégia institucional. Conclui-se que integrar REA às políticas e ações acadêmicas fortalece o acesso aberto e a democratização do conhecimento na educação superior e sociedade.
Referências
ABADAL, Ernest. Ciencia abierta: un modelo con piezas por encajar. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, Madrid, v. 197, a588, 2021.
ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta como instrumento de democratização do saber. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 659-660, 2017.
ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 434-450, nov. 2014.
ALMEIDA, Maria da Graça Gomes; LUBISCO, Nidia Maria Lienert. Recursos educacionais abertos em bibliotecas no ensino superior público. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 10, p. 1-28, 2025.
BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 06 maio 2025.
CARVALHO, Madalena; BASTOS, Glória. Recursos Educacionais Abertos nos Repositórios RCAAP: panorama atual. BiblioCanto, Natal, v. 9, n. 2, p. 44-51, 2023.
CREATIVE COMMONS BRASIL. Sobre as licenças. [S. l.], [2025]. Disponível em: https://br.creativecommons.net/licencas/. Acesso em: 09 jun. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
HODGKINSON-WILLIAMS, Cheryl; TROTTER, Henry. A justice-oriented conceptual and analytical framework for decolonising and desecularising the field of educational technology. Journal of Learning for Development, v. 5, n. 3, p. 204–224, 2018.
LIMA JUNIOR, Eduardo Brandão; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. Paris: UNESCO, 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Diretrizes para recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior. Paris: UNESCO, 2015. Disponível em: https://museologia-portugal.net/files/diretrizes_para_recursos_educacionais_abertos_rea-unesco.pdf. Acesso em: 30 maio 2025.
ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA - UNESCO; COMMONWEALTH OF LEARNING. Directrices para la elaboración de políticas de recursos educativos abiertos. Paris: UNESCO, 2020.
PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 1, 2017.
SANTOS-HERMOSA, Gema; FERRAN-FERRER, Núria; ABADAL, Ernest. Repositórios de recursos educacionais abertos: uma avaliação do reuso e dos aspectos educacionais. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Canada, v. 18, n. 5, p. 84–120, 2017.