Inteligência artificial
potenciais usos e aplicações dessa tecnologia nos contextos biblioteconômicos
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Biblioteca Universitária, Formação Ética, Alfabetização Digital, Responsabilidade InformacionalResumo
Este artigo analisa como as bibliotecas universitárias podem contribuir para a formação ética de usuários frente ao uso da inteligência artificial (IA). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão de literatura e análise de estudos empíricos recentes sobre aplicações da IA em ambientes bibliotecários. Os resultados indicam que, além de automatizar tarefas e personalizar serviços, as bibliotecas devem atuar como mediadoras críticas, promovendo alfabetização digital e responsabilidade informacional. Conclui-se que essas instituições têm papel estratégico na construção de uma cultura acadêmica ética e reflexiva sobre o uso da IA no ensino e na pesquisa.
Referências
ARAUJO, D. K. de; HANDKE, F. B.; DEBASTIANI, A. M. Integração de user experience e inteligência artificial na pesquisa com usuários da Biblioteca Central da PUCRS. Informatio, v. 29, n. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.35643/Info.29.2.13. Acesso em: 24 jun. 2025.
ARBIX, Glauco. Dossiê inteligência artificial na pesquisa científica: Apresentação: Potencial e riscos da IA na ciência. Revista USP, n. 141, p. 916, 2024.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC. Guia para uso de IA Generativa no Centro Universitário SENAI CIMATEC. [S.l.: S.n.]. Disponível em: <https://forms.office.com/r/51SJ5FQHmt>.
COX, Andrew. How artificial intelligence might change academic library work: Applying the competencies literature and the theory of the professions. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 74, n. 3, p. 367–380, 1 mar. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
FLORIDI, Luciano. The Ethics of Artificial Intelligence: principles, challenges, and opportunities. [S.l.]: Oxford University Press, 2023.
LIMA, A. de M.; AGANETTE, E. C. A personalização do serviço de referência em bibliotecas universitárias com o uso da inteligência artificial generativa. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 30, p. 1–27, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103494. Acesso em: 24 jun. 2025.
LIRA, E. K. da S.; JACINTHO, E. M. dos S. Tendências de serviços para biblioteca e as competências do profissional bibliotecário: um olhar para o futuro. Transinformação, v. 35, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889202335e226953. Acesso em: 24 jun. 2025.
LIU, Xiaozhong; GUO, Chun; ZHANG, Lin. Scholar metadata and knowledge generation with human and artificial intelligence. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n. 6, p. 1187–1201, 1 jun. 2014.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, Tecnologia, Inovações. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA). [S.l.: S.n.].
MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS OF JAPAN. G20 AI Principles. 2019.
OECD. OECD AI Principles overview. Disponível em: <https://oecd.ai/en/ai-principles?utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: 12 maio. 2025.
PICALHO, A. C. et al. ChatGPT em bibliotecas: possibilidades iniciais em estudos indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus e LISTA. Biblionline, v. 19, n. 4, p. 3–15, 2023.
PINHEIRO, Mayara; OLIVEIRA, Hamilton. Inteligência artificial: estudos e usos na Ciência da Informação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Ciencia da Informacao, v. 15, n. 3, p. 950–968, 15 dez. 2022.
REVISTA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Política de Uso da Inteligência Artificial (IA) na escrita de Documentos Científicos. Disponível em: <https://revista.ibict.br/ciinf/politicaIA>. Acesso em: 25 maio. 2025.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; SABBATINI, Marcelo:; LIMONGI, Ricardo. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa: um guia prático para pesquisadores. São Paulo: Intercom, 2024.
SCHMIDT, Sarah. Orientações a caminho: Universidades brasileiras começam a formular regras para o uso de inteligência artificial. Pesquisa FAPESP, v. 324, p. 34–37, 2024.
SCIELO. Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO. Disponível em: <https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-uso-de-ferramentas-e-recursos-de-IA-20230914.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2025.
UFMG. Comissão apresenta proposta para uso da IA nas atividades acadêmicas da UFMG. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/comissao-apresenta-proposta-para-uso-da-ia-nas-atividades-academicas-da-ufmg>. Acesso em: 15 maio. 2025.
UNESCO. Recomendación sobre la Ética de la Inteligencia Artificial. [S.l.: S.n.]. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380455_spa>. Acesso em: 12 maio. 2025.
UNIÃO EUROPEIA. Regulamento (UE) 2024/1689 do Parlamento Europeu e do Conselho. Jornal Oficial da União Europeia, 2024.
USP. Centro de Inteligência Artificial comemora dois anos desenvolvendo pesquisa e inovação. Disponível em: <https://jornal.usp.br/institucional/centro-de-inteligencia-artificial-comemora-dois-anos-desenvolvendo-pesquisa-de-ponta/>. Acesso em: 15 maio. 2025.
WATSON, Richard T.; WEBSTER, Jane. Analysing the past to prepare for the future: Writing a literature review a roadmap for release 2.0. Journal of Decision Systems, v. 29, n. 3, p. 129–147, 2 jul. 2020.
YUE, Peng et al. Towards a training data model for artificial intelligence in earth observation. International Journal of Geographical Information Science, v. 36, n. 11, p. 2113–2137, 2022.