Atendimento inclusivo em bibliotecas de Institutos Federais

uma proposta de capacitação a partir da experiência do IFTO - Campus Palmas

Autores

  • Rosana Maria Santos de Oliveira Correa IFTO Campus Palmas
  • Livia Linhares de Brito IFTO Campus Lagoa da Confusão
  • Adriana Machado Santos Serra
  • Alini Cardoso de Albuquerque Alves

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Bibliotecas inclusivas, Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, Relato de experiência

Resumo

As bibliotecas dos Institutos Federais (IFs) exercem papel fundamental na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, especialmente no atendimento a usuários com deficiência e neurodivergência. Diante disso, este relato apresenta a proposta de capacitação desenvolvida para os servidores da biblioteca, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas, e encaminhada ao Núcleo de Apoio Pedagógico e Andragógico (NAPA), visando a uma parceria para o aprimoramento no atendimento desse público. Ações formativas voltadas à inclusão reforçam o papel da biblioteca como espaço de acolhimento, diversidade e equidade, contribuindo para uma educação mais inclusiva.  

Biografia do Autor

Rosana Maria Santos de Oliveira Correa, IFTO Campus Palmas

Pós-graduada em administração de bibliotecas, Bibliotecária do IFTO Campus Gurupi.

Livia Linhares de Brito, IFTO Campus Lagoa da Confusão

Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, com ênfase na gestão e organização de acervos, promoção de práticas de acesso à informação, orientação sobre fontes de informação para pesquisa, apoio na normalização de trabalhos acadêmicos e desenvolvimento de projetos educativos. É graduada em biblioteconomia pela Universidade de Brasília e especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas.

Adriana Machado Santos Serra

Mestranda no programa de Mestrado em educação profissional e tecnológica -Campus Palmas , IFTO. Pós-graduada em gestão de arquivos, Bibliotecária no Campus Gurupi, IFTO

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento