Estratégias de formação continuada e desenvolvimento de equipes

o caso da Coordenação de Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense

Autores

  • Marcos Vinicius Mendonça Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Maria Helena Ferreira Xavier da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Formação continuada, MOOC, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO DE PESSOAS, Ensino a distância

Resumo

Apresenta um estudo de caso sobre estratégias de formação continuada e desenvolvimento de equipes na Coordenação de Bibliotecas da UFF. A experiência envolve a criação de um curso no formato MOOC, articulado ao Programa de Desenvolvimento de Competências e fundamentado nos princípios da Educação Aberta. A metodologia é qualitativa, com base em análise documental e observação participante. Os resultados iniciais indicam fortalecimento da cultura de valorização institucional, ampliação do acesso à capacitação e potencial de replicação.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas