Ecossistema de bots com inteligência artificial para a automação de processos em bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Bibliotecas universitárias, Automação de processos, Bots, Ciência AbertaResumo
Este trabalho relata a experiência da Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com a implantação de um ecossistema de bots com inteligência artificial para a automação de processos operacionais. Foram implementadas soluções para solicitação de senhas WiFi, abertura de chamados técnicos e geração de etiquetas. Com base em estudo de caso, o artigo analisa ganhos de eficiência (redução de 35% no tempo de resposta), melhorias qualitativas e alinhamento à Ciência Aberta. Inclui também discussão sobre riscos éticos e disponibilização de guia técnico e checklist de escalabilidade em repositório público.
Referências
ADETAYO, Adebowale Jeremy. Artificial intelligence chatbots in academic libraries: the rise of ChatGPT. Library Hi Tech News, [S. l.], n. 2, p. 10–13, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lhtn-11-2022-0089/full/pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
ADETAYO, Olumide. Chatbots in libraries: applications, challenges and prospects. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/375231360_Chatbots_in_libraries_applications_challenges_and_prospects. Acesso em: 27 jun. 2025.
ANDRADE, Maria Verônica Moreira de; SANTOS, Ana Rosa dos. Inteligência artificial no contexto das bibliotecas universitárias: conceitos e tendências. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2023. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14985. Acesso em: 05 jun. 2025.
BAEZ, Monica et al. Conversational Agents in Academic Libraries: A Review of the Literature. The Journal of Academic Librarianship, v. 47, n. 1, p. 102–105, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2020.102305.
COX, Andrew M. ChatGPT: implications for academic libraries. College & Research Libraries News, [S. l.], v. 84, n. 4, p. 144–148, abr. 2023. Disponível em: https://crln.acrl.org/index.php/crlnews/article/view/2592/3387. Acesso em: 27 jun. 2025.
GÄAL, Lígia Parreira Muniz; PEREIRA, César Antonio. Colaboração científica sobre ciência aberta no campo da Ciência da Informação: um estudo bibliométrico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Ciência da Informação, São Paulo, v. 19, ed. esp., p. 1–16, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8674199/30649. Acesso em: 27 jun. 2025.
HAENLEIN, Michael; KAPLAN, Andreas. A brief history of artificial intelligence: on the past, present, and future of artificial intelligence. California Management Review, v. 61, n. 4, p. 5–14, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0008125619864925. Disponível em: https://journals.sagepub.com/home/cmr. Acesso em: 27 jun. 2025.
IFLA – INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA statement on libraries and artificial intelligence. The Hague: IFLA, 2020. Disponível em: https://repository.ifla.org/items/8c66d987-d99b-46c3-a73a-df0ef8f9737b. Acesso em: 27 jun. 2025.
KAUSHAL, Vaishali; YADAV, Rajan. The Role of Chatbots in Academic Libraries: An Experience-based Perspective. Journal of the Australian Library and Information Association, v. 71, n. 3, p. 215–232, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/24750158.2022.2106403.
LOPES, Rodrigo Esteves de Lima. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 25, n. especial, p. 237–254, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/20972. Acesso em: 27 jun. 2025.
MERTON, Robert K. On the shoulders of giants: a shandean postscript. Chicago: University of Chicago Press, 1965.
MERTON, Robert K.; BARBER, Elinor. Travels and adventures of serendipity: a study in sociological semantics and the sociology of science. Princeton: Princeton University Press, 2004.
NIßEN, Svenja et al. Human-AI collaboration with chatbots in digital libraries: A design framework. In: Proceedings of the 20th International Conference on Knowledge Technologies and Data-driven Business, 2022. p. 1–8. DOI: https://doi.org/10.1145/3528196.3529747.
SANTOS, Ana Rosa dos. A biblioteca universitária e a inteligência artificial: dos chatbots ao ChatGPT. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2023, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2023. Disponível em: https://portal.febab.org.br/snbu2023/article/view/185. Acesso em: 27 jun. 2025.
SANTOS, Lucas dos. Inteligência Artificial aplicada às bibliotecas universitárias: perspectivas de uso e inovação no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 14, n. 2, p. 45–65, 2023. Disponível em: https://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/2331. Acesso em: 28 jun. 2025.
UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. Paris: UNESCO, 2021. 36 p. (Recomendação SC PCB SPP/2021/OS/UROS). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 27 jun. 2025.
YAN, Rumeng; ZHAO, Xin; MAZUMDAR, Suvodeep. Chatbots in libraries: A systematic literature review. Education for Information, v. 39, n. 3, p. 253–276, 2023. DOI: https://doi.org/10.3233/EFI-230045.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.