A gamificação nas atividades da biblioteca

o uso do jogo de Escape na apresentação aos calouros

Autores

  • Eliana Mara Martins Ramalho Universidade de São Paulo / Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Eudes Santos Silva Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Maria Daniele da Costa Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Patricia Tomisawa Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Ricardo Augusto Martins Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Palavras-chave:

Semana de Recepção dos Calouros, Serviço ao Usuário, Gamificação, Biblioteca Universitária

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma experiência de gamificação na apresentação de uma biblioteca universitária aos calouros de 2025. A execução dessa atividade demandou amplo planejamento por parte da equipe com a definição clara de objetivos e recursos a destacar. Concluímos que é possível ministrar parte do conteúdo a ser transmitido aos alunos através de atividades não tradicionais com sucesso. Adicionalmente, vários ganhos foram observados com o desenvolvimento e implementação da atividade: maior integração da equipe, melhoria na comunicação com os alunos, aumento na frequência dos calouros, melhor reconhecimento do espaço da biblioteca e da existência de instrumentos de pesquisa.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas