A biblioteca como estratégia de permanência e êxito estudantil no contexto da Rede Federal
Palavras-chave:
Biblioteca, Permanência, Êxito, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaResumo
Este trabalho examina o papel estratégico das bibliotecas na permanência e êxito estudantil (APE) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Tem como objetivo propor ações concretas para o reposicionamento das bibliotecas nesse contexto, apresentando suas potencialidades e desafios. A pesquisa é bibliográfica, baseada em revisão da literatura especializada e conclui que a biblioteca vai além do acervo, sendo um espaço de apoio pedagógico, acolhimento e formação cidadã. Espera-se que o estudo contribua para o fortalecimento e promoção das bibliotecas na RFEPCT, inspirando práticas inovadoras por parte dos profissionais da área.
Referências
BRASIL. GOVERNO FEDERAL. MEC inicia projeto de acesso, permanência e êxito na Rede Federal. 2025. Disponível em:https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/mec-inicia-projeto-de-acesso-permanencia-e-exito-na-rede-federal. Acesso em: 02 jun. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Portaria Nº 1, de 2 de janeiro de 2025. Institui e regulamenta o Comitê Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CAPE). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2 jan. 2025. Seção 1, Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1-de-2-de-janeiro-de-2025-605435287 Acesso em: 05 jun. 2025.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 986, de 22 de maio de 2024 (Plenário). Processo nº TC‑014.924/2023‑4. Relator: Ministro Antonio Anastasia. Auditoria operacional sobre ações de enfrentamento à evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: TCU, 2024. Disponível em:https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/documento/acordao-completo/*/NUMACORDAO%253A986%2520ANOACORDAO%253A2024%2520/DTRELEVANCIA%2520desc%252C%2520NUMACORDAOINT%2520desc/0. Acesso em: 1 jun. 2025.
COSTA, Laís Braga et al. Rodas de conversa na biblioteca: experiência do instituto federal farroupilha campus São Vicente do sul-rs. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza: Febab, 2017. p. 1-6. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1667. Acesso em: 05 maio 2025.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 95, p. 356-392, 27 abr. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Bw8WKpzdP3w8qn5zL68C3sq. Acesso em: 05 jun. 2025.
FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ; LPP, 2018. 319 p. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/Institutos_Federais_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_-_Rela%C3%A7%C3%A3o_com_o_Ensino_M%C3%A9dio_Integrado_e_o_Projeto_Societ%C3%A1rio_de_Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 15 jun. 2025.
GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MACIEL, Raquel Santos; LIMA, Raimundo Martins de. As bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Amazonas em Manaus: marcos regulatórios para estruturação e funcionamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-15. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1240. Acesso em: 05 maio 2025.
MOÇAMBITE, Jeieli Chalo; SANTOS, Ruth Dias da Silva dos; MARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Impactos da ausência de bibliotecários no incentivo à leitura na biblioteca escolar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 11, n. 6, p. 1236-1252, 6 jun. 2025. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v11i6.19667. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/19667/11806/52634 Acesso em: 05 maio 2025.
NEVES, Jonatas Jony Furtado. A inovação nas bibliotecas universitárias brasileiras: identificando o potencial inovador. 2018. 267 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190885/PCIN0180-D.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jun. 2025.
NOGUEIRA, Igor Vasconcelos. Os impactos da expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no desenvolvimento. 2025. 366 f. Tese (Doutorado) - Curso de Território e Estatísticas Públicas, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://repositorio.ifsp.edu.br/items/25c9df79-20ff-4f52-a4c7-ff41cbd13152. Acesso em: 05 jun. 2025.
PIRES, Elisângela Mota. Inovação pedagógica nas bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão sistemática (2008-2021). 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2022. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/7417/1/Dis._Elisangela_Mota_Pires___2022__2_.pdf. Acesso em: 20 jun. 2025.
SANTOS, M. A. B.; GRACIOSO, L. de S.; AMARAL, R. M. do. As Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 26–43, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/668. Acesso em: 11 jun. 2025.
SILVA, Andréia Sousa da; CARPES, Gyance; SOUZA, Vanessa Aline Schveitzer. Biblioteca escolar e o letramento informacional do estudante universitário: fortalecendo a educação sustentável. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 22., 2023, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: Ufsc, 2023. p. 1-12. Disponível em: https://portal.febab.org.br/snbu2023/article/view/2749. Acesso em: 05 jun. 2025.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.