Inteligência artificial na pesquisa acadêmica

contribuições e experiências de bibliotecas acadêmicas

Autores

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Revisões de literatura, Bibliotecas universitárias, Competência em informação

Resumo

Este relato de experiência apresenta práticas desenvolvidas por três bibliotecas universitárias da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ (CB/B, CEH/D e CZO) na incorporação de ferramentas de inteligência artificial como apoio à pesquisa acadêmica, com ênfase na revisão de literatura. De caráter exploratório e descritivo, a investigação combinou levantamento bibliográfico e análise qualitativa. Os resultados evidenciam como as bibliotecas têm mediado o uso ético e crítico dessas ferramentas em treinamentos de usuários e práticas de busca. A mediação bibliotecária destaca-se como fator-chave para promover competência informacional, integridade científica e alinhamento com os princípios da ciência aberta.

Biografia do Autor

Joice Soltosky Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mãe do Daniel e do Rodrigo. Mestre em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/ FIOCRUZ). Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/ FIOCRUZ). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bibliotecária-chefe da Biblioteca do Campus UERJ Zona Oeste (CZO), integrante da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ. Coordenadora do Programa de Capacitação da Biblioteca CZO, desenvolvido no âmbito do Programa de Incentivo às Atividades Técnico-administrativas na Uerj (PROTEC) em 2023 e 2024, sobre competência em informação. Integra o grupo de pesquisa: REMEDIAR - Rede de Medicamentos, Ambiente e Resistência Antimicrobiana, atualmente na pesquisa: Descarte correto de medicamentos: uma revisão de escopo (Acrônimo: DESCARMED). Desenvolve atividades de extensão universitária relacionadas às Ações Transversais da Biblioteca CZO. Tem interesse em: Ciência Aberta; Síntese de Evidências em Saúde; Competência em Informação; Divulgação e Popularização da Ciência.

Maria Luisa de Carvalho , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mãe da Heloísa. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (2016). Especialista em Biblioteconomia pelo Instituto Graduarte (2019). Experiência como bibliotecária colaboradora na Transpetro S/A (Centro de Informação e Documentação - CID) e atuação como gestora da Biblioteca da UniVassouras/FACMAR, localizada no Campus Universitário de Maricá/RJ. Atualmente, é gestora da Biblioteca CEH/D na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Formação de Professores (FFP), em São Gonçalo (RJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS - ICICT/ Fiocruz). Investiga o uso de visual abstracts como estratégia inovadora para a comunicação científica em saúde.

Raquel da Silva Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde e Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ambos pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação