Inteligência artificial na pesquisa acadêmica
revolução científica ou ameaça à autonomia intelectual?
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Pesquisa científica e tecnológica, BibliotecáriosResumo
O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado a pesquisa acadêmica, oferecendo ferramentas inovadoras para análise de dados, revisão de literatura e descoberta de conhecimento. No entanto, sua implementação traz desafios éticos, como vieses algorítmicos, falta de transparência e questões de privacidade, que impactam a credibilidade científica. Este trabalho explora o papel dos bibliotecários na mediação dessas tecnologias, destacando sua função na promoção da literacia informacional e na adoção responsável de IA. Por meio de revisão bibliográfica e análise crítica, discute-se como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados influenciam o desenvolvimento tecnológico.
Referências
AKGUN, M.; HOSSEINI, H. AI education in a mirror: challenges faced by academic and industry experts. 2025. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2505.02856. Acesso em: 26 jun. 2025.
ALDOSERI, A.; AL-KHALIFA, K. N.; HAMOUDA, A. M. Re-thinking data strategy and integration for artificial intelligence: Concepts, opportunities, and challenges. Applied sciences,Basel, Switzerland, v. 13, n. 12, p. 7082, 2023.
ARTUSO, A. R. MUDANÇAS ESTRUTURAIS DA ESFERA PÚBLICA: Resgate de Habermas e Fraser e comentários sobre a sociedade plataformizada. IF-Sophia: revista eletrônica de investigações Filosófica, Científica e Tecnológica, v. 10, n. 28, p. 50–68, 2024. Disponível em: https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/ifsophia/article/view/2081. Acesso em: 20 ago. 2025.
BOUHOUITA-GUERMECH, S.; GOGOGNON, P.; BÉLISLE-PIPON, J.-C. Specific challenges posed by artificial intelligence in research ethics. Frontiers in artificial intelligence, v. 6, p. 1149082, 2023.
BOURDIEU, P. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.
CHANDRA, K.; SLATER, B.; MA, M. ResearchRabbit: Smarter literature reviews with AI. Disponível em: https://www.researchrabbit.ai/. Acesso em: 27 jun. 2025.
CORSANI, A. et al. The benefits and challenges of ChatGPT: An overview. Frontiers in Computing and Intelligent Systems, v. 2, n. 2, p. 81-83, 2022. Disponível em: https://drpress.org/ojs/index.php/fcis/article/view/4465/4313. Acesso em: 06 jan. 2024.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
HAN, B. C. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2022b.
HAN, B. C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.
LIU, C. et al. Incorporating a reflective thinking promoting mechanism into artificial intelligence-supported English writing environments. Interactive learning environments, p. 1–19, 2021.
MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018. E-book.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Artificial intelligence in education. UNESCO, 2022. Disponível em: https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence?hub=32618. Acesso em: 21 ago. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recommendation on the Ethics of Artificial Intelligence. UNESCO, 2021. Disponível em: https://www.unesco.org/en/artificial-intelligence/recommendation-ethics. Acesso em: 21 ago. 2025.
PASQUINELLI, M.; JOLER, V. O Manifesto Nooscópio: Inteligência Artificial como Instrumento de Extrativismo do Conhecimento. Lavits, 2025. Disponível em: https://lavits.org/o-manifesto-nooscopio-inteligencia-artificial-como-instrumento-de-extrativismo-do-conhecimento/. Acesso em: 26 jun. 2025.
PRAXEDES, W. Sociologia da inteligência artificial. Revista Espaço Acadêmico, v. 24, n. 244, p. 181-191, 31 maio 2024.
TAY, A. A new literature mapping tool - ResearchRabbit. Singapore Management University, ago. 2021. Disponível em: https://library.smu.edu.sg/topics-insights/new-literature-mapping-tool-researchrabbit. Acesso em: 20 ago. 2025.
TRINDADE, A. S. C. E. da; OLIVEIRA, H. P. C. de. Inteligência Artificial (ia) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de ia generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica-científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 29, 2024.
UNIVERSITY AT BUFFALO. Publication research help: Research rabbit & elicit. 2025. Disponível em: https://research.lib.buffalo.edu/publication-research-help/researchrabbit. Acesso em: 27 jun. 2025.
ZHAI, C.; WIBOWO, S.; LI, L. D. The effects of over-reliance on AI dialogue systems on students’ cognitive abilities: a systematic review. Smart learning environments, v. 11, n. 1, 2024.
ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Londres: Profile Books, 2019.