Inteligência artificial na pesquisa acadêmica

revolução científica ou ameaça à autonomia intelectual?

Autores

  • Anne Vitória Gomes Universidade de São Paulo (USP)
  • Alan César Belo Angeluci Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Pesquisa científica e tecnológica, Bibliotecários

Resumo

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado a pesquisa acadêmica, oferecendo ferramentas inovadoras para análise de dados, revisão de literatura e descoberta de conhecimento. No entanto, sua implementação traz desafios éticos, como vieses algorítmicos, falta de transparência e questões de privacidade, que impactam a credibilidade científica. Este trabalho explora o papel dos bibliotecários na mediação dessas tecnologias, destacando sua função na promoção da literacia informacional e na adoção responsável de IA. Por meio de revisão bibliográfica e análise crítica, discute-se como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados influenciam o desenvolvimento tecnológico.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade de São Paulo (USP)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação (PPGCI e PPGCOM ECA/USP). Líder do grupo de Pesquisa Smart Media and Users (SMU/CNPq) (smartmediausers.org). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Foi professor visitante no Digital Methods Initiative, Humanities Labs, Universiteit van Amsterdam, Países Baixos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Visualização de Dados, Métodos Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Interação Humano-Computador (IHC).

Referências

AKGUN, M.; HOSSEINI, H. AI education in a mirror: challenges faced by academic and industry experts. 2025. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2505.02856. Acesso em: 26 jun. 2025.

ALDOSERI, A.; AL-KHALIFA, K. N.; HAMOUDA, A. M. Re-thinking data strategy and integration for artificial intelligence: Concepts, opportunities, and challenges. Applied sciences,Basel, Switzerland, v. 13, n. 12, p. 7082, 2023.

ARTUSO, A. R. MUDANÇAS ESTRUTURAIS DA ESFERA PÚBLICA: Resgate de Habermas e Fraser e comentários sobre a sociedade plataformizada. IF-Sophia: revista eletrônica de investigações Filosófica, Científica e Tecnológica, v. 10, n. 28, p. 50–68, 2024. Disponível em: https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/ifsophia/article/view/2081. Acesso em: 20 ago. 2025.

BOUHOUITA-GUERMECH, S.; GOGOGNON, P.; BÉLISLE-PIPON, J.-C. Specific challenges posed by artificial intelligence in research ethics. Frontiers in artificial intelligence, v. 6, p. 1149082, 2023.

BOURDIEU, P. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.

CHANDRA, K.; SLATER, B.; MA, M. ResearchRabbit: Smarter literature reviews with AI. Disponível em: https://www.researchrabbit.ai/. Acesso em: 27 jun. 2025.

CORSANI, A. et al. The benefits and challenges of ChatGPT: An overview. Frontiers in Computing and Intelligent Systems, v. 2, n. 2, p. 81-83, 2022. Disponível em: https://drpress.org/ojs/index.php/fcis/article/view/4465/4313. Acesso em: 06 jan. 2024.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

HAN, B. C. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2022b.

HAN, B. C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.

LIU, C. et al. Incorporating a reflective thinking promoting mechanism into artificial intelligence-supported English writing environments. Interactive learning environments, p. 1–19, 2021.

MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018. E-book.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Artificial intelligence in education. UNESCO, 2022. Disponível em: https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence?hub=32618. Acesso em: 21 ago. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recommendation on the Ethics of Artificial Intelligence. UNESCO, 2021. Disponível em: https://www.unesco.org/en/artificial-intelligence/recommendation-ethics. Acesso em: 21 ago. 2025.

PASQUINELLI, M.; JOLER, V. O Manifesto Nooscópio: Inteligência Artificial como Instrumento de Extrativismo do Conhecimento. Lavits, 2025. Disponível em: https://lavits.org/o-manifesto-nooscopio-inteligencia-artificial-como-instrumento-de-extrativismo-do-conhecimento/. Acesso em: 26 jun. 2025.

PRAXEDES, W. Sociologia da inteligência artificial. Revista Espaço Acadêmico, v. 24, n. 244, p. 181-191, 31 maio 2024.

TAY, A. A new literature mapping tool - ResearchRabbit. Singapore Management University, ago. 2021. Disponível em: https://library.smu.edu.sg/topics-insights/new-literature-mapping-tool-researchrabbit. Acesso em: 20 ago. 2025.

TRINDADE, A. S. C. E. da; OLIVEIRA, H. P. C. de. Inteligência Artificial (ia) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de ia generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica-científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 29, 2024.

UNIVERSITY AT BUFFALO. Publication research help: Research rabbit & elicit. 2025. Disponível em: https://research.lib.buffalo.edu/publication-research-help/researchrabbit. Acesso em: 27 jun. 2025.

ZHAI, C.; WIBOWO, S.; LI, L. D. The effects of over-reliance on AI dialogue systems on students’ cognitive abilities: a systematic review. Smart learning environments, v. 11, n. 1, 2024.

ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Londres: Profile Books, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação