Podcast Biblio S.A. da UNIRIO

um relato de experiência sobre inovação e produto informacional na Biblioteconomia

Autores

  • Jaqueline Santos Barradas UNIRIO
  • Tarsso de Sá Freire Taveira UNIRIO
  • Cíntia de Souza Pereira UNIRIO
  • Ana Clara Pereira de Melo UNIRIO
  • Jonathan Souza de Jesus UNIRIO

Palavras-chave:

Podcast, Produtos, Educação, Inovação, Biblioteconomia

Resumo

Relato de experiência sobre a produção do Podcast Biblio S.A. pelos discentes do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Seu objetivo é demonstrar como o podcast é uma ferramenta de inovação que pode ser produzida e divulgada como produto informacional. Foram produzidos 11 episódios, publicados sete deles, e o Spotify a plataforma de streaming com a melhor adesão. Conclui-se que o podcast favorece a divulgação científica, promove aproximação entre os estudantes e o conteúdo curricular e pode ser adotado por bibliotecas como instrumento de educação.

Referências

ARAÚJO, Joana Ferreira de et al. Divulgação Científica e Podcast: disseminação do conhecimento científico na Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, vol. 17, publicação contínua, 2023, e023046. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9161388. Acesso em: 12 jun. 2025. DOI: 10.36311/1981-1640.2023.v17.e023046

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS (ABPod). PodPesquisa 2024/2025: panorama do podcast no Brasil – desafios e oportunidades. [S. l.]: ABPod, 2024. Disponível em: https://abpod.org.br/podpesquisa/. Acesso em: 15 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Superior. Programa Educação Tutorial (PET). 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/es/pet. Acesso em: 08 jun. 2025.

BRITO, Rubens Caetano de. O podcast como recurso informacional na disseminação seletiva da informação: intersecções e duas propostas de aplicabilidade no contexto das bibliotecas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/item/003145538. Acesso em: 23 jun. 2025.

LIMA, Regina C. M. Marketing de produtos de informação. Ciência da Informação, v. 23, n. 3, 1994. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/536. Acesso em: 20 jun. 2025.

SANTOS, Sara Pires dos; BARROS, Adriano David Monteiro de. Podcast como instrumento de divulgação científica: uma análise bibliométrica. Estudos em Comunicação, n. 36, p. 148–171, maio 2023. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1157. Acesso em: 9 jun. 2025.

SANTOS, Francisco Edvander Pires; SOARES, Magda Lúcia Almada; CARDOSO, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes. Metodologia de pesquisa para estudos com podcast em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação: Belo Horizonte, v. 14, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77726. Acesso em: 23 jun. 2025.

SHARPE, Matthew. A review of metadata fields associated with podcast RSS feeds. arXiv, Nova Iorque, n. 2009.12298, Cornell University. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2009.12298. Acesso em 10 maio 2025.

SILVA, Antonio Carlos; CHAGAS, Luan José Vaz. A segunda era dos podcasts no Brasil: Historiografia recente da consolidação da mídia sonora no contexto do rádio expandido. Revista Comunicação, Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/5682. Acesso em: 9 jun. 2025.

TALONE NETO, Leonardo; RESENDE, Érica; MACEDO, Marília Santos. Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 20, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2053. Acesso em: 28 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação