Programa ConectaRef

literacia informacional e metaliteracia nas bibliotecas da PUC-Campinas

Autores

Palavras-chave:

Literacia informacional, Metaliteracia, Biblioteca universitária, Ensino superior, Tendências emergentes

Resumo

Com o avanço tecnológico, as Bibliotecas Universitárias buscam inovação. A literacia informacional envolve habilidades críticas e criativas em ambientes digitais, permitindo acesso, avaliação, criação e compartilhamento ético de informações. O programa ConectaRef do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, com 1470 inscritos, 379 horas complementares geradas para diversos cursos da PUC-Campinas, com isso promoveu essas habilidades por meio de palestras, capacitações e oficinas. O programa trouxe avanços significativos para os alunos, destacando a relevância do bibliotecário e da biblioteca no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Davi Armando dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Especialista em Inovação em Unidades de Informação pela UFSCar e graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas, atua na Gestão de Recursos Informacionais da PUC-Campinas. Com experiência em Ciência da Informação, trabalha com a aplicação de soluções em Business Intelligence (BI) e no acompanhamento de tendências emergentes. Ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Científico INDICIUM (ISSN 2674-9920). Suas principais áreas de atuação incluem literacia informacional, recuperação de informações, bases de dados e inovação, sempre buscando aprimorar os serviços de referência e atendimento ao público.

Mirian Bezerra de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016). Atualmente é bibliotecária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, revitalização de bibliotecas, dspace, política de desenvolvimento de coleções e bibliotecas universitárias.

Sergio Eduardo Silva de Caldas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação, com ênfase em Políticas Públicas em Educação (bolsista capacitação), sob a orientação do Prof. Dr. Adolfo-Ignacio Calderón, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do GRAPSE (Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais), registrado no CNPq/MCT. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP/ECA), Bacharel em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela PUC-Campinas, e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera de Campinas. Especialista em Gestão de Projetos pela Faculdade Anhanguera de Campinas.Desde 2023, sou membro do Comitê de Integridade Científica da PUC-Campinas, com foco na promoção de práticas éticas e de alta qualidade na produção acadêmica e científica dentro da universidade.Atualmente, sou coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, cargo ocupado desde 2017, com experiência em gestão de unidades de informação, com ênfase em Bibliotecas Universitárias, Gestão Estratégica por Dados, Transformação Digital no Ensino Superior e Pesquisa, Avaliação e Regulação de Bibliotecas, além de Tendências Emergentes. Sou também especialista em Música, com ênfase em Representação da Informação Musical.Atuei como docente nas áreas de Metodologia do Trabalho Científico, Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica e Gestão do Conhecimento. Fui conselheiro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), contribuindo para eventos e projetos voltados à melhoria das bibliotecas universitárias no Brasil. Atualmente, sou membro da "Red de Bibliotecas de la Organización de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe (ODUCAL)."

Referências

CORRÊA, E. C. D.; GARCÍA-QUISMONDO, M. A. M. Literacia acadêmica em bibliotecas universitárias. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70249. Acesso em: 2 maio 2025.

CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n.6, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/VNQTBgB8ZRCJNbWhqbVkPzH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 maio 2024.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 225 p.

LANGEN, T. S. C.; MUSSARELI, F.; CARLOS, H. S. Tendências de inovação em bibliotecas mistas. South American Development Society Journal, v. 6, n. 16, p. 295-320, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i16p295-320. Acesso em: 12 abr. 2025.

SILVA, A. M. Inclusão digital e literacia informacional em ciência da informação. PRISMA.COM, n. 7, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2082. Acesso em: 12 abr. 2025.

SILVA, S. A. A.; CARDOSO, A. M. P. Literacia informacional: uma revisão sistemática de literatura. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, p. 23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8660680. Acesso em: 2 maio 2025.

WELLICHAN, D. S. P. A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da Semana do Livro e da Biblioteca em instituição particular de ensino superior. Relatos de Experiência, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3106. Acesso em: 12 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação