Liberdade acadêmica e apropriação do saber

dilemas éticos na Ciência Aberta

Autores

  • Geyse de Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Liberdade Acadêmica, Censura Científica, Democratização do Conhecimento, Políticas Científicas

Resumo

Este trabalho analisa de forma critica os desafios da Ciência Aberta, com ênfase na liberdade acadêmica científica, censura e apropriação privada do conhecimento. Fundamentado em abordagem qualitativa, com análise de conteúdo de documentos e literatura especializada, investiga as contradições entre a proposta de democratização do conhecimento e as desigualdades estruturais que limitam seu alcance. Os resultados evidenciam riscos à autonomia intelectual, pressões políticas e econômicas, e barreiras técnicas e institucionais. Conclui-se que a Ciência Aberta só cumprirá seu papel transformador se acompanhada de políticas públicas éticas, financiamento adequado e garantia de equidade e liberdade científica.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 7 - Censura e Pós-Verdade