Clube de leituras no ensino superior
relato de experiência do clube Livros Proibidos
Palavras-chave:
Clube de leitura, Promoção do livro e da leitura, Censura de livros, Extensão universitáriaResumo
Relato de experiência do primeiro ano do clube Livros Proibidos, parte do projeto de extensão Leituras do Mundo. O clube tem o objetivo de promover a discussão de obras que foram alvo de censura e os encontros acontecem na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina. As discussões possibilitam uma leitura crítica do conteúdo das obras e dos motivos usados como justificativa para a tentativa de restrição ao seu acesso. A parceria com a Biblioteca Universitária possibilita uma maior visibilidade ao clube e uma ampliação das possibilidades de uso e de interação que podem ocorrer nesse local.
Referências
ALVAREZ-ALVAREZ, Carmen; VEJO-SAINZ, Rocío. Melhora da competência leitora com um clube de leitura na escola. Biblios (Peru), n. 68, 2017. DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2017.351. Acesso em: 20 jun. 2025.
AMORIM, Nádia Ribeiro; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; TERRA, Vilma Reis. Cineclube na escola para promover alfabetização científica: debates sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente à luz da pedagogia histórico-crítica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, p. 2889-2894, 2013. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308099. Acesso em: 20 jun. 2025.
BRONZE, Giovanna. Sem justificar, governo de SC retira 9 livros das escolas públicas. CNN Brasil, São Paulo, 09 nov. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/sem-justificar-governo-de-sc-retira-9-livros-das-escolas-publicas/. Acesso em: 17 jun. 2025.
BROWN, Laila M.; SHAINDLIN, Valerie Brett. Not just for patrons: book club participation as professional development for librarians. The Library Quarterly, v. 91, n. 4, oct. 2021. DOI: 10.1086/715924. Acesso em: 20 jun. 2025.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
CRIVELLA manda recolher da Bienal HQs de Vingadores com personagens gays se beijando. O Dia, Rio de Janeiro, 06 set. 2019. Disponível em: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/09/5679262-crivella-manda-recolher-da-bienal-hqs-de-vingadores-com-personagens-gays-se-beijando.html. Acesso em: 17 jun. 2025.
DOCUMENTO da Secretaria de Educação de RO manda recolher de escolas ‘Macunaíma’ e mais 42 livros; secretário diz ser ‘rascunho’. G1 RO, Porto Velho, 06 fev. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/02/06/documento-da-secretaria-de-educacao-de-ro-manda-recolher-de-escolas-macunaima-e-mais-42-livros-secretario-diz-ser-rascunho.ghtml. Acesso em: 17 jun. 2025.
ERDEM, Aliye. A research on reading habits of university students: sample of Ankara University and Erciyes University. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 174, n. 1, p. 3983–3990, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.1145. Acesso em: 20 jun. 2025.
LIM, Seong-Gwan. A Study on the Organization and Management of Student Reading Clubs for the University Library & Information Science. Journal of Korean Library and Information Science Society, v. 50, i.2, p. 261-283, 2019. Disponível em: https://koreascience.kr/article/JAKO201919362371884.page. Acesso em: 20 jun. 2025.
MASHIYANE, Dina Mokgadi; MAKHURPETSI, Tebogo Agnes; KGOSIEMANG, Thuto. The University of the Free State Neville Alexander Library book club and information-seeking behaviour. IFLA jornal, v. 49, i. 3, may 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352231172801. Acesso em: 20 jun. 2025.
MERGA, Margaret K. How can Booktok on TikTok inform readers' advisory services for young people? Library & Information Science Research, v. 43, i. 2, april 2021. DOI: 10.1016/j.lisr.2021.101091. Acesso em: 20 jun. 2025.
OLIVEIRA, Beatriz de Lima; SILVA, Bianca Borges de; SOUSA, Débora Costa; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; LAZZARIN, Fabiana Aparecida. Mediação da leitura em período pandêmico: a experiência do PET Biblio Club. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 01-19, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1833. Acesso em: 16 jun. 2025.
OLIVEIRA, Flávia Reis de; SILVA, Sabrina Vaz; NOGUEIRA, Rafaela Dala Riva. Biblioteconomia social por meio do projeto de extensão: “Arvoreteca - incentivando a leitura”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2104-2118, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/823. Acesso em: 14 dez. 2023.
PEDRÃO, Gabriela Bazan. Clube do livro fora da biblioteca: um relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1207-1219, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/933. Acesso em: 20 jun. 2025.
PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PIRES, Breiller. “Meu livro é sobre a ditadura. Jamais pensei que seria censurado”, diz autor de “Meninos Sem Pátria”. El País, São Paulo, 05 out. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/04/cultura/1538677664_945391.html. Acesso em: 17 jun. 2025
PROCURADORIA quer acionar Camargo por banir mais de 300 livros da Fundação Palmares. O Dia, [s.l.], 25 jun. 2021. Disponível em: https://odia.ig.com.br/brasil/2021/06/6176276-procuradoria-quer-acionar-camargo-por-banir-mais-de-300-livros-da-fundacao-palmares.html. Acesso em: 17 jun. 2025.
SANTOS, Emily. 'O Avesso da Pele': livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas. G1, [s.l.], 08 mar. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/03/08/o-avesso-da-pele-livro-que-debate-racismo-e-censurado-em-escolas-de-3-estados-por-reacao-equivocada-ao-conteudo-alertam-especialistas.ghtml. Acesso em: 18 jun. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Leituras do mundo. Histórico. Florianópolis: UFSC, 2025a. Disponível em: https://leiturasdomundo.paginas.ufsc.br/pagina-exemplo/historico/. Acesso em: 17 jun. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Leituras do mundo. Livros proibidos. Florianópolis: UFSC, 2025b. Disponível em: https://leiturasdomundo.paginas.ufsc.br/clube-de-leituras/livros-proibidos/. Acesso em: 14 jun. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Leituras do mundo. Sobre o projeto. Florianópolis: UFSC, 2025c. Disponível em: https://leiturasdomundo.paginas.ufsc.br/clube-de-leituras/livros-proibidos/. Acesso em: 14 jun. 2025.
WEMA, Evans. Investigating reading culture among students in higher learning institutions in Tanzania. University of Dar es Salaam Library Journal, v. 13, i. 1, p. 4–19, 2018. Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/udslj/article/view/184586. Acesso em: 20 jun. 2025.
WYANT, Amanda; BOWEN, Sarah. Incorporating online and in-person book clubs into sociology courses. Teaching Sociology, v. 46, i. 3, p. 262–273, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0092055X18777564. Acesso em: 20 jun. 2025.