Tod@s somos POP

biblioteca universitária como promotora da cultura geek

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Serviços de biblioteca, Usuários e uso da informação, Mediação cultural, Desenvolvimento de coleções

Resumo

O Espaço de Pesquisa e Oficinas Pagu (Espaço POP) foi inaugurado pela Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) em 2018 com a proposta de inovar o conceito de bibliotecas universitárias. Com um acervo de histórias em quadrinhos e jogos de tabuleiro, este Espaço tornou-se ponto de encontro da cultura geek da UnB. Intencionamos apontar se o POP contribuiu de fato para a proposta que foi criado, nesses seus últimos sete anos, através de um diagnóstico institucional de suas atividades e eventos, ressaltando assim seu potencial acadêmico e social dentro de uma biblioteca universitária.

Biografia do Autor

Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília, mestre em Psicologia Social e do Trabalho (2002), graduada e licenciada em Psicologia (1998) pela mesma Universidade. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília (PED/PGPDE/UnB), além de ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei PPGPSI-UFSJ). Tem interesse em temas relacionados ao Desenvolvimento Humano, Cultura e Psicologia Ambiental. Foca seus trabalhos principalmente em questões relacionadas a adolescência e a juventude, em contextos sociais, em espaços lúdicos e temas da cultura pop, tais como jogos, séries e músicas.

 

 http://lattes.cnpq.br/8938210824496556

Eduardo Olivio Ravagni Nicolini, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Fisioterapia - Universidad de la República (1969), graduação em Psicomotricidade - École Normale DInstituteurs Centre de Formation de P.E.G.C. et de Maitres (1976), graduação em Ciências da Educação - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (1977), Psicanalista, Curso de formação em Psicanálise Sedes Sapiens (1990), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007) e Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal 2017/2018. Atualmente é professor aposentado da Universidade de Brasília exercendo as funções de Professor/Pesquisador Senior junto ao programa de Pós-graduação em Educação Modalidade Profissional da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília UnB., - Pesquisador, Consultor do: Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEP, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, FAPDF, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, - Membro do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Hospital da Universidade de Brasília, FAHUB - Conselheiro Efetivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados CNTU - Pesquisador do CIDTFF Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro/Portugal. Vice-líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares na Perspectiva Bioecológica. Linhas de investigação: Psicomotricidade, Educação Inclusiva, Terapia Corporal, Psicanálise, Bioecologia/Desenvolvimento Humano. (Texto informado pelo autor)

Referências

AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1958.

DIÓGENES, F. C. B.; CUNHA, M. B. da. Desenvolvimento das universidades e bibliotecas universitárias na Idade Média até à Modernidade. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 99-129, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8646007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646007. Acesso em: 30 out. 2023.

LANA, L.; ROCHA, E. Imagens de Pagu: trajetória midiática e construção de um mito. Cadernos Pagu, n. 54, 2018. ISSN 1809-4449.

PERES, M. R.; MIRANDA, A. L. de C.; SIMEÃO, E. L. M. S. Competência em informação e desenvolvimento de acervos: a biblioteca universitária na tríade da educação superior. In: SIMEÃO, E. L. M. S.; BELUZZO, R. C. B. (Coord.). Competência em Informação: teoria e práxis. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015. p. 111-121.

SANTOS, J. M. O Processo Evolutivo das Bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v.8, n.2, p. 175-189, jul./dez. 2012. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article /view/237/235. Acesso em: 15 ago. 2025.

SILVA, S. M. da. A representação do nerd/geek na cultura pop. In: COLÓQUIO NACIONAL EM ARTE SEQUENCIAL E CULTURA POP, 2020, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Faculdade EST; Grupo de Pesquisa CultdeCultura, 2020.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Plano de desenvolvimento institucional 2018-2022. Brasília, DF: UnB, 2019. Disponível em: https://planejamento.unb.br/images/ phocadownload/PDI_2018-2022_-_VAtualizada.pdf. Acesso em: 15/08/25

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Plano de desenvolvimento institucional 2023-2028. Brasília, DF: UnB, 2023. Disponível em: https://planejamento.unb.br. Acesso em: 15/08/25

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Biblioteca Central. Parecer técnico sobre o estado de conservação do acervo da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Brasília, DF: UnB, 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento