Análise da experiência dos usuários baseado na utilização do instrumento Net Promoter Score (NPS)

Autores

  • Giovanna Carolina Massaneiro dos Santos Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • Lenon Castro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Josilaine Oliveira Cezar Pontificia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Net Promoter Score, Experiência do usuário, Avaliação de serviço, Biblioteca universitária

Resumo

Este estudo avaliou a experiência dos estudantes da Biblioteca Central da PUCPR nos treinamentos do Programa SIBIeduca, utilizando a metodologia Net Promoter Score (NPS). A pesquisa, de abordagem mista, analisou 400 respostas coletadas entre janeiro e maio de 2025. Os resultados revelaram um NPS de 90,8%, indicando alto nível de satisfação. Destacaram-se pontos fortes como acolhimento, didática e conteúdo, além de sugestões de melhorias. Os achados contribuem para a evolução e o desenvolvimento da biblioteca universitária quanto à experiência do público e avaliação de serviços. Conclui-se que o NPS orienta decisões estratégicas e fortalece a cultura organizacional centrada no usuário.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação