Podcasts na biblioteca universitária
uma possibilidade no combate ao analfabetismo funcional entre estudantes universitários?
Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Alfabetização Funcional, Comunicação Científica por Meios Eletrônicos, PodcastsResumo
Pretende-se discutir o papel das bibliotecas universitárias na redução do analfabetismo funcional presente em estudantes universitários, com o emprego de Podcasts. Teve como base a pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional, de 2024, sendo possível interpretar que 39% de estudantes em nível superior se encontram na categoria de analfabetismo funcional, onde não ter o entendimento de textos mais complexos. A partir de uma pesquisa documental e de práticas empíricas, a presente proposta tem como objetivo a discussão do uso de Podcasts por bibliotecas universitárias, com a promoção de uma escuta ativa, participativa e crítica, estimulando a leitura e escrita acadêmica.
Referências
ANJOS, C. R. dos. Mídias sociais nas bibliotecas da UFRJ: adoção e monitoramento. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1246/1/DISSERTA%c3%87AO%20CLAUDIA%20ANJOS.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS. Resultados PodPesquisa 2024/2025 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Campinas, SP: ABPOD, 2025. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2024/10/PodPesquisa_2024_2025FINAL-1.pdf. Acesso em 26 mar. 2025.
DOWLING, B. Engaging Patrons with Library Podcasts. Public Libraries Online, Chicago, 06 oct. 2017. Disponível em: https://publiclibrariesonline.org/2017/10/engaging-patrons-with-library-podcasts/. Acesso em 27 jun. 2025.
HENNIG, N. Podcast Literacy: educational, accessible, and diverse podcasts for library users. Chicago: ALA TechSource, 2017.
INDICADOR de Alfabetismo Funcional 2024. São Paulo: Ação Educativa, [2025]. Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/. Acesso em: 12 maio 2025.
KAVANAGH, A. Casting a Wider Net: Podcasts in Readers’ Advisory. Emerging Library and Information Perspectives, Vol. 6 No. 1, p. 42-48, 2024. Disponível em: https://ojs.lib.uwo.ca/index.php/elip/article/view/16783/16405. Acesso em: 26 jun. 2025.
NAÇÕES UNIDAS. Unesco preocupada com uso excessivo de smartphones nas escolas. ONU News, New York, 26 jul. 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/07/1818137#:~:text=Unesco%20preocupada%20com%20uso%20excessivo%20de%20smartphones%20nas%20ehttps://news.un.org/pt/story/2023/07/1818137#:~:text=Unesco%20preocupada%20com%20uso%20excessivo%20de%20smartphones%20nas%20escolas,-26%20Julho%202023&text=Em%20relat%C3%B3rio%2C%20ag%C3%AAncia%20da%20ONU,e%20ressalta%20lacunas%20no%20acesso.scolas,-26%20Julho%202023&text=Em%20relat%C3%B3rio%2C%20ag%C3%AAncia%20da%20ONU,e%20ressalta%20lacunas%20no%20acesso. Acesso em: 26 jun. 2025.
NELSON, R. J. Podcasting services in academic libraries: A case study. College & Undergraduate Libraries, v. 2, n. 2-4, p. 117-132, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10691316.2021.1897722. Acesso em: 26 dez. 2024.
POPOVIĆ, S. F.; VILAR, P. Model of preparing podcasts as a contemporary strategy for encouraging reading literacy and reading culture. Revista Română De Biblioteconomie și Științan Informării = Romanian Journal of Library and Information Science, v. 18, n. 1, p. 33–56, 2022. Disponível em: https://www.rrbsi.ro/index.php/rrbsi/article/view/125. Acesso em: 28 jun. 2025.
RIBEIRO, V. M. O analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. Boletim INAF (Indicadores de Alfabetismo Funcional). São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, 2006. p. 5-8. Disponível em: http://ipm1.tempsite.ws/download/inaf_2006_0708por.pdf. Acesso em: 12 maio 2025.
ROBERTS, R. L. Podcasting for Information Literacy. In: WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS [...], 73., 2007, Durban, South Africa. Annals [...], 2007. Disponível em: https://origin-archive.ifla.org/IV/ifla73/papers/133-LeeRoberts-en.pdf. Acesso em 26 jun. 2025.
SANTOS, F. E. P. Aspectos teóricos e pragmáticos do uso de podcasts: possibilidades de incorporação à prática bibliotecária. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes (org.). Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: Abecin, 2019. p. 272-285. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/46896/1/2019_ebook_gbfarias_mggfarias_cmai.pdf. Acesso em: 09 jun. 2025.
SILVA, E. R.; REIS, L. C. Analfabetismo funcional: implicações e desafios no ensino superior. In: COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, 2., 2017, Mineiros, GO. Anais [...]. Mineiros, GO: Unifimes, 2017. 12 f. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/coloquio/article/view/261. Acesso em: 12 maio 2025.
TALONE NETO, L.; RESENDE, E.; MACEDO, M. S. Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 22., 2023, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC, 2023. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/22465/1/2868%2b-%2b%2bMinuto%2bda%2bBiblioteca.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.
TANZAWA, E. C. L.; PULLIN, E. M. M. P. Leituras prescritas e práticas de leitura de estudo no ensino superior. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 16, n. 2, p. 265-274, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qx4gnfhy3vs4qGBXqyZ9R5B/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 05 jun. 2025.
TOLEDO, L. S. Alfabetismo funcional, linguagem e inclusão social. 2009. Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, Belo Horizonte, MG, v.5, n.10, p. 22. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1809-8150.5.10.10-22. Acesso em: 12 maio 2025.
VIANA, M. M. M. Uma breve história da automação de bibliotecas universitárias no Brasil e algumas perspectivas futuras. Revista Iberoamericana de Ciência da informação, Brasília, DF, v. 9, n. 1, p. 43-86, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2187/1938. Acesso em: 09 jun. 2025.
VIEIRA, R. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.