Podcasts na biblioteca universitária

uma possibilidade no combate ao analfabetismo funcional entre estudantes universitários?

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Alfabetização Funcional, Comunicação Científica por Meios Eletrônicos, Podcasts

Resumo

Pretende-se discutir o papel das bibliotecas universitárias na redução do analfabetismo funcional presente em estudantes universitários, com o emprego de Podcasts. Teve como base a pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional, de 2024, sendo possível interpretar que 39% de estudantes em nível superior se encontram na categoria de analfabetismo funcional, onde não ter o entendimento de textos mais complexos. A partir de uma pesquisa documental e de práticas empíricas, a presente proposta tem como objetivo a discussão do uso de Podcasts por bibliotecas universitárias, com a promoção de uma escuta ativa, participativa e crítica, estimulando a leitura e escrita acadêmica.

Biografia do Autor

Simone Paiva , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação pela USP, com mestrado em Ciência da Informação pela UNESP (2009) e possui graduação em Biblioteconomia pela UNESP. Professora Adjunta da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

ANJOS, C. R. dos. Mídias sociais nas bibliotecas da UFRJ: adoção e monitoramento. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1246/1/DISSERTA%c3%87AO%20CLAUDIA%20ANJOS.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS. Resultados PodPesquisa 2024/2025 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Campinas, SP: ABPOD, 2025. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2024/10/PodPesquisa_2024_2025FINAL-1.pdf. Acesso em 26 mar. 2025.

DOWLING, B. Engaging Patrons with Library Podcasts. Public Libraries Online, Chicago, 06 oct. 2017. Disponível em: https://publiclibrariesonline.org/2017/10/engaging-patrons-with-library-podcasts/. Acesso em 27 jun. 2025.

HENNIG, N. Podcast Literacy: educational, accessible, and diverse podcasts for library users. Chicago: ALA TechSource, 2017.

INDICADOR de Alfabetismo Funcional 2024. São Paulo: Ação Educativa, [2025]. Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/. Acesso em: 12 maio 2025.

KAVANAGH, A. Casting a Wider Net: Podcasts in Readers’ Advisory. Emerging Library and Information Perspectives, Vol. 6 No. 1, p. 42-48, 2024. Disponível em: https://ojs.lib.uwo.ca/index.php/elip/article/view/16783/16405. Acesso em: 26 jun. 2025.

NAÇÕES UNIDAS. Unesco preocupada com uso excessivo de smartphones nas escolas. ONU News, New York, 26 jul. 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/07/1818137#:~:text=Unesco%20preocupada%20com%20uso%20excessivo%20de%20smartphones%20nas%20ehttps://news.un.org/pt/story/2023/07/1818137#:~:text=Unesco%20preocupada%20com%20uso%20excessivo%20de%20smartphones%20nas%20escolas,-26%20Julho%202023&text=Em%20relat%C3%B3rio%2C%20ag%C3%AAncia%20da%20ONU,e%20ressalta%20lacunas%20no%20acesso.scolas,-26%20Julho%202023&text=Em%20relat%C3%B3rio%2C%20ag%C3%AAncia%20da%20ONU,e%20ressalta%20lacunas%20no%20acesso. Acesso em: 26 jun. 2025.

NELSON, R. J. Podcasting services in academic libraries: A case study. College & Undergraduate Libraries, v. 2, n. 2-4, p. 117-132, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10691316.2021.1897722. Acesso em: 26 dez. 2024.

POPOVIĆ, S. F.; VILAR, P. Model of preparing podcasts as a contemporary strategy for encouraging reading literacy and reading culture. Revista Română De Biblioteconomie și Științan Informării = Romanian Journal of Library and Information Science, v. 18, n. 1, p. 33–56, 2022. Disponível em: https://www.rrbsi.ro/index.php/rrbsi/article/view/125. Acesso em: 28 jun. 2025.

RIBEIRO, V. M. O analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. Boletim INAF (Indicadores de Alfabetismo Funcional). São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, 2006. p. 5-8. Disponível em: http://ipm1.tempsite.ws/download/inaf_2006_0708por.pdf. Acesso em: 12 maio 2025.

ROBERTS, R. L. Podcasting for Information Literacy. In: WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS [...], 73., 2007, Durban, South Africa. Annals [...], 2007. Disponível em: https://origin-archive.ifla.org/IV/ifla73/papers/133-LeeRoberts-en.pdf. Acesso em 26 jun. 2025.

SANTOS, F. E. P. Aspectos teóricos e pragmáticos do uso de podcasts: possibilidades de incorporação à prática bibliotecária. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes (org.). Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: Abecin, 2019. p. 272-285. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/46896/1/2019_ebook_gbfarias_mggfarias_cmai.pdf. Acesso em: 09 jun. 2025.

SILVA, E. R.; REIS, L. C. Analfabetismo funcional: implicações e desafios no ensino superior. In: COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, 2., 2017, Mineiros, GO. Anais [...]. Mineiros, GO: Unifimes, 2017. 12 f. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/coloquio/article/view/261. Acesso em: 12 maio 2025.

TALONE NETO, L.; RESENDE, E.; MACEDO, M. S. Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 22., 2023, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC, 2023. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/22465/1/2868%2b-%2b%2bMinuto%2bda%2bBiblioteca.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.

TANZAWA, E. C. L.; PULLIN, E. M. M. P. Leituras prescritas e práticas de leitura de estudo no ensino superior. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 16, n. 2, p. 265-274, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qx4gnfhy3vs4qGBXqyZ9R5B/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 05 jun. 2025.

TOLEDO, L. S. Alfabetismo funcional, linguagem e inclusão social. 2009. Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, Belo Horizonte, MG, v.5, n.10, p. 22. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1809-8150.5.10.10-22. Acesso em: 12 maio 2025.

VIANA, M. M. M. Uma breve história da automação de bibliotecas universitárias no Brasil e algumas perspectivas futuras. Revista Iberoamericana de Ciência da informação, Brasília, DF, v. 9, n. 1, p. 43-86, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2187/1938. Acesso em: 09 jun. 2025.

VIEIRA, R. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação