Aprendizagem organizacional em redes de bibliotecas universitárias privadas

reflexões e evidências

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Gestão do Conhecimento, Biblioteca universitária, Rede de bibliotecas, Inovação

Resumo

A aprendizagem organizacional é essencial para modernizar práticas em bibliotecas universitárias. Com esse foco, investiga-se uma rede privada por meio de estudo de caso único, com abordagem qualiquantitativa e pesquisa-ação. Utilizam-se métodos bibliográfico, documental e de campo, com questionário e entrevista. Discute-se a aprendizagem organizacional e suas relações com a gestão do conhecimento em redes de bibliotecas. Os resultados indicam práticas informais, porém não sistematizadas. Propõe-se um programa estruturado, com foco na capacitação profissional, disseminação de boas práticas e cultura de aprendizado contínuo. Conclui-se que institucionalizar a aprendizagem fortalece a inovação e o papel transformador do bibliotecário.

Biografia do Autor

Walterson Nuno Pereira Cardoso da Costa, Rede Nacional de Pesquisa (RNP)

Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ; Analista de disseminação científica na RNP

Dayanne da Silva Prudencio, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Coordenador do Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial) 

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Glossary of Library and Information Science. Chicago: ALA, 1983.

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning: a theory of action perspective. Massachusetts: Addison-Wesley, 1978.

BEM, R.; AMBONI, N. F. Práticas de gestão do conhecimento: o caso da biblioteca universitária da ufsc knowledge management practices: the case of the university library ufsc. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 18, n. 1, 2013.

BROWN, D. R. Consórcios e redes nas bibliotecas acadêmicas dos EUA. Transinformação, v. 10, n. 1, 1998.

CARVALHO, M. C. R. de. Redes de bibliotecas: considerações para o desenvolvimento. In: RIBEIRO, A. C. M. L. et al. (org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: IPEA, 2016. p. 177-196.

CORCORAN, M.; MCGUINNESS, C. Keeping ahead of the curve: Academic librarians and continuing professional development in Ireland. Library Management, v. 35, n. 3, p. 175-198, 2014.

CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.

EVENER, J. Organizational learning in libraries at for-profit colleges and universities: a mixed-methods analysis. Journal of Library Administration, v. 59, n. 3, p. 258-281, 2019.

FAQUETI, M. F. et al. Aprendizagem organizacional: a experiência vivida por bibliotecários de uma biblioteca universitária. Biblios – Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Informacíon, n. 67, p. 16-29, 2017.

FAQUETI, M. F.; ALVES, J. B. da M.; STEIL, A. V. Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 4, p.156-179, dez. 2016.

MENDES, L. et al. Conceito de rede de bibliotecas escolares na literatura científica brasileira: discussões e reflexões. Informação & Informação, v. 26, n. 3, p. 423-449, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n3p423.

PATACO, V. L. P.; CORRÊA, I. C.; MARQUES, R. R. Rede de bibliotecas da Universidade Estácio de Sá: rumo ao 3º milênio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10, 1998, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Repositório FEBAB, 1998. p. 346-355.

SENGE, P. A quinta disciplina: a arte e a prática da organização que aprende. 40. ed. Rio de Janeiro: Bestseller, 2023.

SORJ, B. brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

THORPE, C. Transforming a university library into a learning organisation. Library Management, v. 42, n. 6/7, p. 436-447, 2021.

VALENTIM, M. L. P. O perfil das bibliotecas contemporâneas. In: RIBEIRO, A. C. M. L. et al. (org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília, DF: IPEA, 2016. p. 19-42.

YDUQS. Homepage. YDUQS, c2021. Disponível em: https://yduqs.com.br/. Acesso em: 5 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas