Formação do bibliotecário na Amazônia

desafios de ribeirinhos no ensino à distância na cidade de Cametá no estado do Pará no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Educação à distância, Ribeirinhos, Amazônia, Inclusão, Pertencimento, Biblioteca, Interculturalidade, Acessibilidade

Resumo

O trabalho estuda os desafios enfrentados por alunos ribeirinhos do polo de Cametá, no Pará, do curso de Biblioteconomia Ensino à Distância (EAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa adotou abordagem exploratória e descritiva, aplicando questionário qualitativo e quantitativo a discentes ativos. Os resultados indicaram dificuldades de acesso à internet, transporte precário e infraestrutura limitada no polo de apoio. Apesar dos obstáculos, os discentes demonstraram satisfação com o corpo docente, tutores e materiais didáticos. Conclui-se que, mesmo com restrições socioeconômicas e tecnológicas, a oferta do curso representa oportunidade concreta de formação superior para as comunidades ribeirinhas, apontando a necessidade de estratégias públicas inclusivas e investimentos na melhoria das condições locais.

Biografia do Autor

Mário das Graças Carvalho Lima Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPA. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2021-2023). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (2014). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, biblioteconomia, representação da informação, repositórios digitais, arquivos digitais e GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Foi diretor da Biblioteca Central da UNIFAP no período de (2018-2022). Atualmente Bibliotecário na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, tutor do curso de Biblioteconomia EAD da Universidade Federal do Pará - UFPA.

Suzana Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Ciência da Informação (UFPA), Especialista em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais (UFPA) e Bacharel em Biblioteconomia (UFPA). Atualmente é coordenadora da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, campus Macapá; Gestora do Repositório Institucional do Ifap (RIIFAP) e membro da Equipe Técnica Editorial da Editora do Ifap (EDIFAP). Na área de Ciência da Informação, tem experiência em pesquisa, foi membro do Grupo de Estudos Críticos em Ciência e Tecnologia da Informação (GECCIT/UFPA). Temas de interesse: produção científica, comunicação científica, avaliação da ciência, bibliometria, cienciometria, fontes de informação, repositório institucional, automação de bibliotecas, editoração de periódicos e mídias sociais para bibliotecas.

Jacquelin Teresa Camperos Reyes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP de Marília (Brasil), especializada em Alta Gerencia pela Universidad Libre, Cúcuta (Colômbia), graduada em Engenharia de Sistemas pela UFPS, Cúcuta (Colômbia), com diploma revalidado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Estágio de Pós-doutoramento na Universidade Federal do Pará - UFPA, no projeto Observatório Magnético de Tatuoca: do papel aos bytes inteligentes. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA) na Faculdade de Biblioteconomia. Atuou como professora substituta no departamento de Ciência da Informação na UNESP de Marília; professora de cátedra na UFPS; instrutora do programa Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação no Servicio Nacional de Aprendizaje SENA (Colômbia). Experiência na formulação de projetos de pesquisa aplicada no SENA (Colômbia). Certificada em Competência Laboral para Integrar as TIC nos Processos de Ensino pelo SENA. Experiência em processos de implantação e gestão de sistemas de informação focados em faturação e estatísticas para instituições de saúde, e gestão de informação do Sistema de Segurança Social. Membro do Projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar CODAF da UNESP de Tupã - SP. Editora do periódico RECoDAF - Revista Eletrônica Competências Digitas para a Agricultura Familiar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados GPTAD, e do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Ciência da Informação e Tecnologia GECCIT. Pesquisa as temáticas Acesso a dados, Aderência lexical a dados de governo, Dados abertos, Representação de dados no domínio governamental, Extração automatizada de dados de magnetogramas. Bolsista CAPES.

Joseanne Rodrigues Alves, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui pós-graduação em Gestão em Unidade de Informação (2017). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação. Enquanto graduanda foi estagiária em instituições como: Universidade da Amazônia (UNAMA), Museu da Imagem e do Som Do Pará (Mis Pa), UFPA ICA - instituto de ciência e artes da UFPA, Fundação Curro Velho hoje (Fundação Cultural Do Pará), Museu Da UFPA, Tribunal de justiça do estado do pará- TJ/PA, (Divisão de documentação e arquivo). Trabalhou no Colégio Santa Madre, Universidade Do Estado Do Pará- UEPA / Campus Marabá (2016-2018) e Campus XVIII - Cametá (2019-2023). É tutora do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia modalidade EAD - UFPA/ UAB. Foi membro do Conselho Regional de Biblioteconomia da 2 Região, Pará, Amapá e Tocantins no Triênio de 2021-2023.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instrumento de avaliação de cursos de graduação em Biblioteconomia EAD: Relatório de avaliação. Brasília, DF: MEC, 2025.

DAHER, L. R.; CARDOSO, T. S. Navegapará: os desafios da banda larga na amazônia. Inclusão Social, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/100900. Acesso em: 24 jun. 2025.

DIEGUES, A. C. S. O mito da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 8. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2022. ISBN 9786559770670. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559770670/. Acesso em: 16 jun. 2025.

OLIVEIRA, G. O. Usuários e usos da internet: múltiplas dimensões, medidas e algumas evidências sobre o Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2008. Anais [...]. [S.l.:s.n.], 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/180361. Acesso em: 22 jun. 2025.

PAIXÃO, C. C.; LEITE, A. M. P. Natureza viva: a presença das comunidades tradicionais na rádio nacional da amazônia. Comunicação & Informação, v. 24, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/169949. Acesso em: 24 jun. 2025.

PREFEITURA DE CAMETÁ. Sobre o município. Prefeitura de Cametá, 2025. Disponível em: https://prefeituradecameta.pa.gov.br/o-municipio/sobre-o-municipio/. Acesso em: 16 jun. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Biblioteconomia. UFPA, 11 de agosto de 2025. Disponível em: https://www.icsa.ufpa.br/index.php/biblioteconomia. Acesso em: 22 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento